Now reading

Filme “Amor & Amizade” (2016)

Filme “Amor & Amizade” (2016)
Filme “Amor & Amizade” (2016)

Um filme divertido para quem gosta de uma comédia inteligente. Ele foi baseado no romance “Lady Susan” de Jane Austen. Mas não é um filme de amor, que é um assunto bastante frequente nas obras de Jane Austen.

Lady Susan é uma viúva ainda jovem e muito bonita e cujo objetivo é divertir-se, ter prazer e viver bem (às custas de outras pessoas). No início do filme, ela está indo embora da propriedade de supostos amigos onde ela estava hospedada. O que aconteceu foi que ela se tornou amante do marido da amiga que a tinha convidado para passar um tempo com eles.

Ela não tem como se manter e não tem para onde ir. Então, ela anuncia sua visita de forma bastante inesperada na casa de seu cunhado, o irmão de seu falecido marido. A esposa de seu cunhado não gosta dela, porque Lady Susan fez o que podia para evitar o casamento. Mas não tiveram outra opção além de recebê-la.

Lady Susan vai se mostrando uma mulher falsa, manipuladora e bastante calculista para atingir seus objetivos. Ela vai envolvendo e procura conquistar o irmão de sua concunhada, um rapaz ainda bastante jovem e com quem ela passa a planejar de se casar.

Nesse meio tempo, dois fatos importantes acontecem: sua filha, Frederica, é expulsa do colégio interno onde estudava e acaba indo para a casa do tio também; e o outro é que o antigo amante de Lady Susan resolve se separar da esposa e ir atrás da bela viúva.

A história acaba se tornando um jogo de forças muito inteligente entre Lady Susan e sua amiga americana Alicia Johnson de um lado e a concunhada Catherine DeCourcy Vernon e seus pais de outro lado. Catherine percebeu que não podia simplesmente se opor a Lady Susan, uma mulher absolutamente manipuladora. Então, ela passa a buscar formas alternativas para atrapalhar os planos da viúva.

O filme é repleto de sutilezas, armações e bons diálogos. É um passatempo bastante divertido e que vale a pena ver.

Fiquei até com vontade de ler o romance de Jane Austen, mas não sei se o livro tem o mesmo ritmo engraçado e ágil do livro.

 

Written by

Deixe uma resposta

Instagram
  • #miguelestevescardoso #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #cesarecantú #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #thubtenchodron #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza