Now reading

Filme “A Festa de Despedida” – 2014 (“Mita Tova”)

Filme “A Festa de Despedida” – 2014 (“Mita Tova”)
Filme “A Festa de Despedida” – 2014 (“Mita Tova”)

Você vive toda a sua vida ao lado de uma pessoa; 40, 50 anos de casados. E lá na frente, os dois idosos, um se amparando no outro a cada novo dia, e um dos dois fica doente, sem possibilidade de cura, sofrendo muito, esperando apenas pela morte para aliviar a dor. Se o parceiro ama aquela pessoa do fundo do seu coração, é um pecado muito grande querer aliviar seu sofrimento?

O filme “Amor” de 2012 trata desse mesmo tema. Mas é um filme pesado, sofrido, apresentando o dia a dia da ex-pianista que sofreu um AVC e vai perdendo gradualmente toda a sua autonomia.

“A Festa de Despedida” tenta mostrar esses mesmos aspectos difíceis de uma forma mais leve, menos sofrida (se houver essa possibilidade) e traz algumas cenas divertidas, tornando o tema da eutanásia nas doenças terminais um pouco mais palatável.

Um amigo constrói uma máquina de administração de sedativo seguido de Cloreto de Potássio, de tal forma a que o próprio amigo doente possa apertar o botão e administrar essa combinação letal que vai acabar com as suas dores. Apesar da grande tristeza, ele acha que está, de fato, fazendo algo bom pelo outro.

O ponto que realmente marca no filme é quando sua esposa, que vem piorando progressivamente da Doença de Alzheimer, que sempre tinha sido contrária ao uso dessa máquina, passa a ver a morte como única solução para evitar todos os transtornos futuros.

Esse é um assunto muito delicado, muito controverso, que acaba entrando em questões religiosas, de crenças, leis, definição ou não de assassinato, sentimento de culpa… E o filme tenta mostrar um pouco de cada uma dessas coisas, mesmo que seja apenas mencionando superficialmente.

Quem pode de fato assumir o papel de dizer que não vale mais seguir adiante?

E não é a questão de deixar morrer… mas o evento ativo que abreviará a vida de alguém…

Acho que o filme vale a pena para quem quiser se aventurar a refletir sobre essas questões.
 

 

– Sílvia Souza

Written by

2 Comments

Instagram
  • #JamesJoyce #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #gastonbachelard #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #victorhugo #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #claudeaveline #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #thomasatkinson #citações #reflexõesdesilviasouza