Now reading

Filme “A Dama Dourada” – 2015 (“Woman in Gold”)

Filme “A Dama Dourada” – 2015 (“Woman in Gold”)
Filme “A Dama Dourada” – 2015 (“Woman in Gold”)

O filme é impecável. Helen Mirren e Ryan Reynolds estão excepcionais em suas interpretações. E, mais uma vez, a temática da Segunda Guerra Mundial com todos os seus absurdos e todas as suas injustiças.

Eu li um livro recentemente chamado “A Lebre com Olhos de Âmbar” de Edmund de Waal. Nesse livro, Edmund de Waal conta a história de sua família judia, desde que um antepassado comprou algumas peças japonesas que foram colecionadas e resistiram ao tempo e às guerras. E ele descreve de forma muito precisa a invasão da Áustria pelos nazistas e a forma como as famílias judias foram expulsas de suas casas e saqueadas.

A leitura desse livro há pouco tempo, ajudou na minha compreensão do filme. Embora o filme mostre fragmentos desses momentos da Guerra na Áustria, acho que as imagens que eu já tinha construído no meu cérebro ilustraram ainda melhor.

A Segunda Guerra continua me causando reflexões e inúmeras tentativas de compreensão dos eventos. Não é algo simples. Muito pelo contrário.

Tento compreender tanto ódio a ponto de haver tamanho desrespeito pelos seres humanos, de ambos os lados.

E as perdas dos bens e das casas não aconteceram apenas com os judeus. Todos os envolvidos na Guerra foram de alguma forma, em maior ou menor proporção, afetados.

O filme não trata apenas da Guerra. Mostra uma mulher judia, que passou a viver exilada nos Estados Unidos após ter fugido da Áustria durante a Segunda Guerra, buscando recuperar algumas obras de arte que foram roubadas de sua casa pelos nazistas. E, entre elas, uma das maiores obras de Gustav Klimt e que era exposta como um orgulho nacional no maravilhoso Museu Belvedere em Viena. 

É uma história real e que mostra uma batalha difícil pela posse de um bem avaliado em US$135 milhões. Era a disputa entre um direito pessoal (usurpado pela Guerra) e um objeto que era exibido com distinção por um país que se reconstruiu após ser destruído.

É um filme muito bonito e que vale a pena ser visto.

 

 

– Sílvia Souza

 

Written by

1 Comment

Instagram
  • #gilbertcesbron #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #catão #ocensor #citações #romaantiga #reflexõesdesilviasouza
  • #françoisehéritier #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #jorgeluisborges #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #miguelestevescardoso #citações #reflexõesdesilviasouza