Filme
Previous post
Now reading

Filme “20th Century Women” (2016)

Filme “20th Century Women” (2016)
Filme “20th Century Women” (2016)

Este filme foi indicado ao Oscar 2017 na categoria de Melhor Roteiro Original. Foi dirigido por Mike Mills e conta com as atuações brilhantes de Annette Bening, Elle Fanning, Greta Gerwig, Billy Crudup e Lucas Jade Zumann.

Annette Bening é Dorothea; uma mulher nascida em 1924, enfrentando durante sua infância as dificuldades da Grande Depressão e o sonho de ser piloto na Segunda Guerra Mundial. Fumante inveterada (porque faz parte de uma geração em que fumar era algo charmoso), demorou para se casar e teve um filho em 1964, quando tinha 40 anos. Pouco tempo depois de Jamie nascer, ela se divorciou e seu ex-marido se mudou para longe, ficando distante da criação do filho.

O filme se passa em 1979, em Santa Bárbara, na Califórnia, quando Jamie tinha 15 anos e vive sua adolescência em meio à liberdade da época, ao movimento feminista, ao movimento punk e com uma mãe mais velha, que o cria sozinha e tenta tratá-lo com respeito ao seu individualismo, sem superprotegê-lo, mas com todos os receios de uma mãe, que tenta fazer o melhor possível sem saber se terá sucesso. Apenas o futuro é capaz de dizer se as escolhas que fazemos como mãe são acertadas ou não.

Dorothea é uma mulher boa, aberta às ideias dos mais jovens, mas com muito medo de viver novas paixões. Por opção, acaba vivendo sozinha a maior parte da sua vida. Como mora em uma casa grande, aluga dois quartos: um para uma jovem de 25 anos, Abbie, uma fotógrafa feminista e seguidora do movimento punk e que acabou de passar por um tratamento contra um câncer de colo de útero; e o outro para um homem sensível, William, (embora trabalhe como mecânico de automóveis) e com muita dificuldade de se envolver de forma séria com as mulheres naquele momento, porque a maioria delas não quer um relacionamento, mas apenas a liberdade sexual que elas passaram a viver.

Jamie tem uma grande amiga de 17 anos, Julie, por quem ele é apaixonado, mas que não quer namorá-lo e apenas gosta de desabafar com ele sobre todos os seus problemas e relacionamentos com outros rapazes.

E Jamie vive a adolescência nesse ambiente. Cercado por uma feminista que acha que ele precisa aprender a dar prazer às mulheres, por uma amiga que ele ama mas não quer fazer sexo com ele, por um homem gentil que acha que as mulheres precisam ser tratadas com respeito e atenção e por uma mãe mais velha que tenta dar a ele liberdade, mas teme pelo mundo que vai acolhê-lo.

É uma comédia dramática, sensível e agradável de se assistir. Eu fiquei bastante emocionada, especialmente com a atuação incrível de Annette Bening. Acho que o papel que ela interpreta é um pouco da mulher e da mãe que eu gostaria de ser. É uma pessoa que respeita todas as opiniões e interesses diferentes dos seus, que busca conhecer e entender as mudanças que surgem nas gerações mais novas, mesmo que não queira acrescentá-las à sua própria vida e muito acolhedora com as mais diferentes pessoas que entram em sua vida.

É um filme que recomendo.

 

Written by

Deixe uma resposta

Instagram
  • #miguelestevescardoso #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #cesarecantú #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #thubtenchodron #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza