A professora substituta
Previous post
Now reading

Fantasmas

Fantasmas
Fantasmas

Eu estava lá, quieta, distraída com as minhas coisas e os meus pensamentos, e dei de cara com ele. O fantasma aparece assim, de forma absolutamente inesperada, assustando, acelerando o coração, dando uma angústia misturada a medo, susto e desejo de correr e se esconder, como se isso fosse, de alguma forma, ajudar.

O maior problema dos fantasmas não é sua presença ou existência. Penso que o maior problema é que ele traz, consigo, lembranças de um passado, lembranças que estavam guardadas, trancadas, escondidas e esquecidas. E o fantasma tem a capacidade de libertar essas lembranças, soltá-las no mundo. E são essas memórias que assombram. E é a partir delas que vem o verdadeiro terror.

Será que alguém consegue passar pela vida incólume, sem fantasmas a aterrorizar as lembranças do passado? Será que alguém consegue viver sem que tenha passado por algum momento do qual se envergonhe ou se arrependa? Será que alguém olha para trás e é capaz de dizer que nunca causou mal a outra pessoa e que suas atitudes sempre foram absolutamente irrepreensíveis?

Eu não acredito!

Eu acho que todo mundo, mais cedo ou mais tarde, terá seu fantasma, sua assombração, pesadelos no meio da noite, taquicardia ao relembrar de alguma coisa ou de alguém.

Eu tenho alguns fantasmas. Tentei resolver a maioria deles, dissipar os medos, acabar com os mal entendidos sempre que possível, pedir desculpas pelas minhas falhas. Mas alguns ficaram. Há sempre aquelas situações que não podem ser resolvidas.

E o fantasma que apareceu é um fantasma mútuo. Existe isso? Ele tem tanto medo de mim quanto eu dele. Talvez ele tenha mais medo de mim do que eu dele. Afinal, eu assusto mais, porque não tenho nada a perder e adotei uma postura de transparência e sinceridade na minha vida.

Ser honesto e franco não é fácil. Aliás, é bastante difícil. Por outro lado, diminui a chance de surgirem novas assombrações, novos medos, situações não resolvidas.

Foi a forma que encontrei de caçar meus fantasmas.

– Sílvia Souza

 

Written by

2 Comments

Instagram
  • #anaïsnin #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #florbelaespanca #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #florbelaespanca #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #patríciareis #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #marcoaurélio #citações #reflexõesdesilviasouza