Now reading

Escritor: Ziraldo

Escritor: Ziraldo
Escritor: Ziraldo

Meus filhos se acostumaram com os livros desde muito pequenos. Inicialmente, eram os livros em tecido e os livros de plástico para o banho. Havia os livros em que os dedos do leitor viravam personagens e interagiam com eles. A seguir vieram os livros com pop-ups e janelinhas que abriam ou linguetas que podiam ser puxadas, permitindo a descoberta do desconhecido. Nenhum desses livros resistiu ao tempo; afinal foram muito manuseados, puxados, explorados.

Quando eles passaram a se concentrar nas histórias sem tanta necessidade de entretenimento, passei aos livros com ilustrações. E não há escritor e ilustrador mais interessante para as crianças que o Ziraldo.

Não sei se conseguirei mencionar todos os livros do Ziraldo que meus filhos tiveram, leram, escutaram. Posso apenas garantir que todos, absolutamente todos eles encantaram meus filhos de forma inesquecível.

Vou tentar enumerar:

Não sei ao certo se me lembrei de todos. Creio que não. Provavelmente algum nome ficou esquecido entre aqueles menos lidos.

O incrível é que alguns desses livros fizeram parte da minha infância. Eu li “O Planeta Lilás” na minha 5ª. série (atual 6º. ano). E qual foi a criança que não leu “O Menino Maluquinho”? A história virou filme e ele conseguiu contar para crianças algumas coisas complicadas pelas quais os adultos passam na vida.

O livro “Uma Historinha Sem (1) Sentido”, um dos preferidos dos meus filhos, foi escrita pelo Ziraldo e ilustrada por seu filho. “O Bichinho da Maçã” é um dos mais divertidos e meus filhos davam muitas risadas, não importa quantas vezes já tivessem escutado a mesma história.

Cada um dos livros tem sua história (ou várias histórias). Ainda usamos o Flicts para dar nome a uma cor inespecífica que o Ziraldo tão bem soube nomear. Foram as partes do corpo, as letras do alfabeto.

Uma vez fomos a uma Feira de Livros. E o Ziraldo estava lá, autografando os livros para as crianças. Cada um tem seu livro com um abraço especial do Ziraldo escrito na página de abertura. Eles ganharam os autógrafos. E eu me desfiz em lágrimas por conhecer uma pessoa que eu admirava tanto, desde a minha infância. Não curto celebridades. Mas me desfaço quando me deparo com mentes incríveis que ajudaram a construir o que sou.

Posso não concordar com algumas escolhas da vida dele. Afinal, ser um grande escritor e ilustrador infantil não significa que ele seja perfeito ou que eu tenha que gostar de suas características pessoais. Mas não deixo de admirá-lo por todo o encanto que foi capaz de trazer à vida de crianças de tantas gerações diferentes.

“E o espaço que era preto
de repente ficou todo colorido em seu painel.
E o bichinho exclamava: Eu sabia!
Eu sabia que outras cores haveria
além do roxo e do violeta do meu planeta lilás!”

– Sílvia Souza

 

 

Written by

7 Comments
  • Oi Silvia!! Seus filhos foram privilegiados, assim como você, eu e muitas crianças… Eu <3 o Ziraldo. Todos os livros que você citou eu tenho e outros também, inclusive autografados. rsrsrsrs Quando lecionava, trabalhava muito com os livros dele. Fui em vários encontros através de editoras que ele participava e era muito legal. Bjs linda

    • Silvia Souza disse:

      Que sorte a sua!
      Confesso que minha grande admiração na vida é destinada às mentes maravilhosas e criativas das artes, da literatura, da ciência…
      Um grande beijo!

  • laynnecris disse:

    Que encanto… Adoro também o Ziraldo e como curtia a leitura tão divertida que era e ainda é… O menino maluquinho… meu irmão até queria usar uma panela de chapéu… rs

  • Que post lindo!�
    Relembrei a minha infância. *_*
    A maioria dos livros que citou eu li quando criança, que emoção. Amava esses livrinhos.

  • Olá, Silvia. Não sei se você se lembra, mas em uma das TAGs que falavam sobre livros, eu comentei de um do Ziraldo chamado “Uma Professora Muito Maluquinha”. Li o livro e vi o filme. Quando tiver um tempo, assista ao filme (tem uma nova versão de 2011, mas eu lembro que assisti a um antigo com a Letícia Sabatella), uma graça!

Instagram
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza
  • #honorédebalzac #citações #trechosliterarios #amulherdetrintaanos #reflexõesdesilviasouza
  • #edmundburke #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #rubemalves #citações #reflexõesdesilviasouza