Now reading

Transferência de Energia

O ninho vazio
Next post
Transferência de Energia
Transferência de Energia

Hoje foi daqueles dias em que cheguei em casa sem energias no meu corpo. Toda ela saiu de mim ao longo da minha jornada. A energia tem essa propriedade de poder ser transmitida de um corpo a outro, de se propagar e de se transformar.

Acredito que minha energia tenha se transformado em algo bom. Sei que hoje foi daqueles dias em que travei o bom combate. Poderei colocar a cabeça no travesseiro e dormir em paz.

Mas sabe qual é problema? Sabe por que isso não vai acontecer? Porque você não está aqui. Não há ninguém aqui além de mim.

Fica uma sensação estranha depois de transferir minha energia para outras pessoas, não ter você aqui para dividir a sua energia comigo. Não há braços me recepcionando para um abraço apertado e acolhedor. Não há lábios sorrindo prontos para me beijar. Não há olhos brilhantes ansiosos por me ver. Não há ninguém.

Se eu quiser um som, eu que ligue a televisão ou converse comigo mesma, imaginando as respostas que você daria às minhas falas. Se eu quiser um carinho, eu que acaricie minha pele, percorrendo as mãos por todo o corpo, como você faria se estivesse aqui.

Apesar de ter tido um dia incrível, transferindo minhas energias para pessoas que precisam delas mais do que eu, sinto-me estranha nesse vazio solitário da sua ausência. Estou velha e cansada. Não tive forças para fazer o que deveria ser feito. Não consegui vencer a inércia da imobilidade e permaneci quieta, exausta, com a dispnéia imperando em cada movimento que eu faça.

O tempo se dissipa e desaparece rápido demais, sem que eu consiga pegá-lo para guardar um pouquinho para mais tarde. As rugas vão surgindo, não importa o que eu faça. E imagino se houvesse a chance de nos encontrarmos no futuro quando ele for presente e você tentasse reconhecer a alma imutável no corpo que já não sou eu.

Ouço muito a expressão “desapegar”. Eu deveria me desapegar da ideia da sua presença que existe como vapor de água no meu dia? Posso desapegar daquilo que não tenho, mas que amo, simplesmente porque esteve comigo nos momentos em que precisei? Se eu não possuo você e você não me possui, o que tenho para desapegar? O sentimento daquilo que um dia foi e agora existe apenas em mim na forma da brasa que permanece acesa?

Não sei o que pensar. Sei apenas que hoje estou sem energia. E queria sua presença aqui. Talvez eu merecesse, não acha? Já que eu entreguei tanto, poderia receber um pouco… um sopro… um suspiro… uma brisa… um sussurro que seja trazido pelas ondas atmosféricas… e me aqueça, me proteja, me envolva e que me permita adormecer.

– Sílvia Souza

 

Written by

5 Comments
  • mariel disse:

    Resolvi te abraçar e acolher tua tristeza. Não para que passe, nem para que cesse, há o tempo de tudo. Mas apenas para que saibas da minha companhia, um humano, um afago que nos mostre o caminho para nós mesmos.

    • Silvia Souza disse:

      Ah! Mariel! É muito bom receber um carinho… mesmo que venha nas ondas desse espaço virtual… Obrigada!
      Você sabe, eu não sou uma pessoa triste… um pouco melancólica talvez.
      O problema é que tento entender mais do que me cabe entender…
      E sou romântica e sonhadora demais…
      E, felizmente ou infelizmente (não sei), acredito no melhor das pessoas…
      Um beijo grande e um lindo dia!

      • mariel disse:

        1) É felizmente 2) Continue acreditando no melhor e o melhor acontece 3) Lindo dia pra ti também

  • laynnecris disse:

    Que texto emocionante. A verdade é que por mais que nos digam esse tal desapego… como é possível deixar de ansiar por algo que nos fez tão bem. Acredito que sempre haverá momentos em que esses instantes serão por nós cobrados… às vezes, penso ser um tanto quanto injusto determinadas coisas e realmente é duro pra compreender.

    Um grande beijo querida amiga…

Instagram
  • #patríciareis #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #marcoaurélio #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #joséluíspeixoto #citações ##abraço #reflexõesdesilviasouza
  • #fernandopessoa #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #fernandopessoa #citações #reflexõesdesilviasouza