Now reading

Encontro entre amigas

Ser
Next post
Encontro entre amigas
Encontro entre amigas

Elas se encontraram por acaso, depois de muitos meses (talvez anos) sem se verem. A mesma idade, a mesma classe social; no passado, tinham muitas coisas em comum e pareciam viver uma amizade eterna. Mas a correria do dia a dia foi fazendo com que se distanciassem. Quando as duas se encontravam, falavam sobre as amenidades da rotina de esposa e de mãe, um pouco sobre a vida profissional, viagens e restaurantes.

Por algum motivo inexplicável, no encontro desse dia, a conversa tomou novos rumos.

“Vi algumas fotos dos seus filhos no Facebook. Eles estavam em um helicóptero na África do Sul. Parece ter sido uma viagem fantástica! Toda a família foi?”

“Foi uma viagem maravilhosa! Queria saber quem foi que disse que dinheiro não pode comprar felicidade. Ficamos em um hotel 6 estrelas, com tudo o que poderíamos desejar. E sobrevoamos a savana de helicóptero. Foi incrível!”

“E seus filhos gostaram?”

“Gostaram. Mas tem sempre aquele mau humor de adolescentes, reclamando do calor e de não terem levado o Nintendo Switch. Por que você não programa um passeio assim também? Seus filhos vão amar!”

“Eu sinceramente não sei. Acho que eles se sentiriam mal de ficar em um hotel com tanto luxo havendo tanta criança sem ter o que comer.”

“Bobagem! Os adolescentes não ligam para os problemas do mundo. Eles só olham pro mundo deles.”

“Não concordo com você. Estive com eles no litoral, pertinho de casa, e eles ficaram incomodados ao ver crianças pequenas sozinhas na praia, sem ninguém para cuidar delas, pedindo algum dinheiro para comprar comida.”

“Não tem como salvar o mundo. Então, é melhorar aproveitar enquanto estamos vivos.”

“Sei que não conseguirei salvar o mundo… mas será que não dá pra fazer alguma coisa, qualquer coisa, pra que a infância, pelo menos, seja protegida?”

“Eu quero cuidar de proteger a infância que tem na minha casa. E isso já dá um trabalho enorme.”

“O que os seus filhos querem fazer na faculdade?”

“Eles não decidiram ainda, mas já falei que tem que ser algo que dê dinheiro. Essa coisa de escolher uma coisa bacana mas que não pague as contas está fora de cogitação. E os seus?”

“Eles estão decidindo. Mas o mais velho quer ser professor.”

“Que absurdo! Você não vai deixar, vai?”

“Não posso proibir. A vida será dele. É ele que vai vivê-la e não eu.”

“Você não pode deixar. Pelo bem dele. Devia fazer Direito, ser advogado. Do jeito que ele é inteligente, meu marido coloca ele lá no escritório e ele vai fazer fortuna.”

“Mas ele não gosta de nada relacionado ao Direito.”

“Isso é o de menos. Ele deve se sair bem em qualquer coisa que ele faça.”

“Nós conversamos bastante e ele me escuta, mas a escolha será dele. Faz tempo que nossos filhos não se encontram.”

“Ah! Você sabe como é… nessa idade. Eles têm festas para ir todo final de semana. Geralmente nem vejo quando chegam. Acho que eles bebem, mas nem pergunto pra não me irritar. Só falo que não quero ninguém passando mal na minha casa.”

“Eles bebem? Nessa idade? Eles são muito novos!”

“Todos eles bebem. Os seus devem beber também. Você é que é boba e nem deve perceber.”

“Imagina! Meus filhos quase nem saem. Eles dizem que preferem ficar em casa a ir a festas em que todos vão beber. E eles me contam tudo…”

“Você acha que eles te contam…”

“Bom… vou embora… a gente se encontra outra hora.”

“Depois que eles forem para a Faculdade, vamos voltar a fazer nossos programas femininos… deveríamos ir pra Miami fazer compras.”

“Depois que eles forem para a Faculdade, eu vou como voluntária para ajudar refugiados na África. Eu me recuso a viver uma vida desprovida de sentido. Acho que a gente não tem muitas coisas em comum, afinal de contas.”

 

Written by

Instagram
  • #miguelestevescardoso #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #cesarecantú #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #thubtenchodron #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza