Now reading

Dia Mundial da Obesidade

Dia Mundial da Obesidade
Dia Mundial da Obesidade

O dia 11 de outubro foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1997, como o Dia Mundial da Obesidade. O intuito é de que a data ajude na conscientização e na prevenção. O tema escolhido para este ano é “Obesidade: Eu trato com respeito”.  A mobilização, com foco na obesidade infantil, destaca que a estimativa é de que, em 2025, haja, no país, em torno de 11,3 milhões crianças com excesso de peso. Mais de 400 mil estarão com pré-diabetes, 150 mil terão diabetes tipo 2, 1 milhão será hipertensa e 1,4 milhão terá esteatose hepática não alcoólica em estágio 1.

Segundo a OMS, desde 1980, o sobrepeso e a obesidade vêm crescendo no mundo. A Organização informou que, em 2014, mais de 1,9 bilhão de adultos com mais de 18 anos estavam acima do peso e, entre esses indivíduos, 600 milhões estavam obesos. Já as crianças menores de 5 anos chegavam a 41 milhões.

 

infográfico sobre obesidade

Obesidade é uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado e contínuo. Além de reduzir a qualidade de vida, pode predispor a doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer. A OMS, inclusive, aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo

Em 2016, a comissão apresentou seu relatório final com seis recomendações visando frear o crescimento da doença. Foram feitos pedidos às Organizações Não Governamentais para que deem mais visibilidade ao tema e defendam a introdução de melhorias nas questões que envolvem a doença. Dentre as recomendações estão: promoção do consumo de alimentos saudáveis, incentivo a atividade física, atenção a gestantes, orientação quanto a alimentação e atividade física na primeira infância, saúde, nutrição e atividade física de crianças em idade escolar e controle do peso. A ideia é implementar um plano de ação que sirva de orientação às prevenções futuras.

A campanha deste ano com enfoque no respeito ao tratamento da obesidade faz algumas colocações sobre este ponto.

  1. Tratar a obesidade com respeito implica disseminar informações sobre o assunto de maneira responsável, checando suas referências.
  2. É deixar o sensacionalismo de lado ao abordar o tema.
  3. É não dar destaque a dietas milagrosas que colocam em risco a saúde e a vida das pessoas.
  4. Tratar a obesidade com respeito é respeitar o paciente com obesidade.
  5. Respeitar a sua condição é não reforçar a ideia errada de que a obesidade é culpa de quem tem.
  6. Tratar a obesidade com respeito é reconhecer que ela é uma doença crônica multifatorial.
  7. Tratar a obesidade com respeito é investir na criação de políticas públicas de prevenção e tratamento, investir em protocolos e diretrizes junto às sociedades do setor para atender da melhor maneira o paciente com obesidade, tanto no âmbito público quanto no privado.
  8. É investir no acesso ao tratamento multidisciplinar.
  9. Tratar a obesidade com respeito é integrar o tema aos currículos das escolas de medicina e de outras profissões ligadas ao atendimento do paciente com obesidade.
  10. É investir em atualização contínua desses profissionais.
  11. Tratar a obesidade com respeito é respeitar a ciência e suas descobertas, e apoiar estudos na área.
  12. É reconhecer a necessidade do acesso ao tratamento completo, que pode, sim, incluir medicamentos, como em qualquer doença crônica.
  13. É considerar a cirurgia bariátrica como parte do tratamento, quando necessário.

O link para o folder da campanha segue abaixo:

 

Written by

2 Comments
  • Isabella Chrystina disse:

    Oie,
    Eu não tinha reparado como você escreve bem *-*
    Amei suas respostas, e amei aparecer em uma delas *o*
    Realmente sou de boas, e a biazinha brava rsrsrs :P, mas acho ela muito engraçada também!
    Ela é um misto de coisa boa rsrsrs
    Bjs Silvia ^^ Sucesso pra ti e para o nosso grupinho <3

Instagram
  • #jorgeluisborges #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #miguelestevescardoso #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #cesarecantú #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #thubtenchodron #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza