Now reading

De Livro para Filme: “Sua Resposta Vale um Bilhão” de Vikas Swarup

De Livro para Filme: “Sua Resposta Vale um Bilhão” de Vikas Swarup
De Livro para Filme: “Sua Resposta Vale um Bilhão” de Vikas Swarup

Em 2009, o Oscar de Melhor Filme foi para uma produção de baixo custo dirigida por Danny Boyle: “Quem quer ser um milionário” (“Slumdog Millionaire” – 2008). 

O filme retrata a vida na Índia, com todos os seus problemas, contrastes, coisas boas e ruins. E tudo isso a partir das respostas de um jovem em um programa de perguntas e respostas; a cada pergunta, ele vai relembrando detalhes da sua vida que o permitiram saber a resposta ao que era perguntado. O filme é realmente muito bom! Mas mostra aspectos de violência e injustiça que incomodam um pouco (ou muito).

Depois de assistir ao filme, veio o desejo de ler a obra original. Eu ganhei o livro e li em pouco tempo.

O filme segue a mesma estrutura do jovem que vai ficar milionário após um programa de perguntas e respostas. Mas o livro é muito mais rico, intenso, violento, profundo do que o filme. As perguntas e as respostas não são as mesmas. E alguns eventos da história do rapaz também diferem. Assim como o final.

O livro retrata a violência sem a censura que o cinema americano impõe (dentro daquilo que é aceitável mostrar sem chocar o público). E explica em mais detalhes problemas reais que acontecem na Índia, como os conflitos religiosos.

É claro que o filme conta com a beleza estética, com o colorido, as músicas, as danças e a visualização da vida na Índia. Mas são dois aspectos complementares. O fato de ler o livro não atrapalha em anda o filme e vice versa. Os dois são absolutamente encantadores.

Aconteceram algumas polêmicas em relação ao filme no que se refere ao cachê recebido por muitos dos atores mirins. O filme teve um orçamento estimado de US$15.000.000,00 e arrecadou mais de US$140.000.000,00 apenas nos Estados Unidos. Os atores indianos que tiveram uma participação menor, principalmente as crianças, tiveram um pagamento muito baixo pela atuação e nenhuma participação no resultado final das bilheterias.

Apesar de qualquer polêmica, tanto livro quanto filme valem muito a pena!

 

 

– Sílvia Souza

Written by

5 Comments
  • Carlos Moya disse:

    Olá Silvia, eu não vi o filme, eu não li esse livro. Embora o fenômeno de competições que apontam ter enormes quantias de dinheiro. Ou excesso de confiança que colocamos no loteria com a mesma finalidade. Tenho pensado muitas vezes sobre esse tópico. Parece que em breve a maioria dos vencedores são na miséria. Como foi dito aqui, para ser muito rico deve ser muito bem da cabeça mobilado. Um beijo.

    • Olá, Carlos!
      As pessoas querem enriquecer sem esforço e, no meu entender, isso nunca funciona. Aquilo que costuma vir fácil também costuma ir embora fácil.
      E mais um erro das pessoas é que ter dinheiro ou muitos bens materias não nos torna mais felizes. Sem dúvida que facilita muitas coisas na vida, mas não garante a felicidade.
      Um grande beijo!

  • Virginia Leite disse:

    Ótimo post !

Instagram
  • #anaïsnin #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #florbelaespanca #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #florbelaespanca #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #patríciareis #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #marcoaurélio #citações #reflexõesdesilviasouza