Now reading

Conto “Uma esperança” de Clarice Lispector

Conto “Uma esperança” de Clarice Lispector
Conto “Uma esperança” de Clarice Lispector

Esta publicação é referente ao Projeto Clarice Lispector idealizado pela Marcia Cogitare do Blog Surtos Literários. A proposta foi de publicarmos no mesmo dia nossos comentários sobre cada um dos contos da escritora, que foram todos reunidos por Benjamin Moser no livro “Todos os Contos” da Editora Rocco. O conto de hoje é “Uma esperança, do livro “Felicidade Clandestina”.  A publicação da Marcia pode ser lida clicando aqui.

Os contos deste livro, “Felicidade Clandestina” são maravilhosos. Todos muito sensíveis, delicados e com um grande componente autobiográfico. Estou adorando.

Neste conto, Clarice narra o aparecimento de uma esperança (o inseto) na parede da sala de sua casa. E o conto inteiro é baseado no trocadilho do nome do inseto com o sentimento de esperança. É um conto curto, de apenas três páginas.

Aqui em casa pousou uma esperança. Não a clássica que tantas vezes verifica-se ser ilusória, embora mesmo assim nos sustente sempre. Mas a outra, bem concreta e verde: o inseto.

Não sei se existe muito o que comentar. Gostaria que todos lessem, porque o conto inteiro é muito delicado.

— Ela só tem alma, explicou meu filho e, como filhos são uma surpresa para nós, descobri com surpresa que ele falava das duas esperanças.

Ela e os filhos ficaram admirando o pequeno inseto e tiveram medo por ela quando uma aranha saiu de trás de um quadro com o desejo de prender a esperança em suas teias. Um dos filhos não se conformou e matou a aranha, embora a mãe tenha pedido para não matá-la, embora sem muita veemência.

Mas como é bonito o inseto: mais pousa que vive, é um esqueletinho verde, e tem uma forma tão delicada que isso explica por que eu, que gosto de pegar nas coisas, nunca tentei pegá-la.

Lindo conto!

 

Written by

1 Comment
  • Marcia Reis disse:

    Oi Silvia, também estou curtindo esses recortes cotidianos.
    E vc acertou, delicadeza define estes textos.

    Hug

Instagram
  • #lopedevega #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #fiodordostoievski #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #elianebrum #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #eugéniodeandrade #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #richardHooker #citações #reflexõesdesilviasouza