Tic Tac Tic Tac
Previous post
Now reading

Como se tornar uma pessoa melhor

Eu
Next post
Como se tornar uma pessoa melhor
Como se tornar uma pessoa melhor

De acordo com minha programação para o blog, hoje eu deveria escrever algo sobre beleza. Mas confesso que não estou inspirada para escrever sobre esse tema. Simplesmente não consegui desenvolver nenhuma das ideias que me vieram à mente. Então, optei por escrever sobre outra coisa, algo que estivesse mais de acordo com meu espírito hoje. Mas, analisando bem, não deixa de ser sobre beleza também; apenas não sobre a beleza física, aquilo que nos vem à mente quando falamos que algo é belo. A ideia é sempre em relação à estética, ao plástico; mas a beleza pode se referir às ações, à gentileza, às mudanças que podemos tentar executar em nós mesmos a cada dia, na tentativa de nos tornarmos pessoas melhores.

Aproveitei esse vídeo publicado pelo canal The School of Life no YouTube: “Como se tornar uma pessoa melhor”.

 

1. Resiliência

Nem sempre é fácil olhar para as adversidades como desafios que acabarão levando a um crescimento pessoal. Aliás, acho que poucas pessoas fazem isso de fato. A maioria acaba aceitando as mudanças geralmente com lamentos e reclamações.

Mas são os grandes problemas que nos fortalecem, que nos fazem sair da imobilidade e buscar soluções que seriam impensáveis se não tivesse surgido um obstáculo a ser transposto.

 

2. Empatia

Olhar para o outro e tentar entender de verdade o que ele sente, de acordo com os problemas que vive e com sua história pregressa. É a tentativa legítima de se colocar na posição de outra pessoa e não apenas tentar dar uma solução para que ela resolva a própria vida de acordo com nossa perspectiva… porque isso nunca funciona.

 

3. Paciência

Acho que essa qualidade é uma das mais difíceis para mim; tenho que trabalhá-la todos os dias. As coisas não acontecem no momento que desejamos ou da forma que desejamos. E, na grande maioria das vezes, a ansiedade não ajudará a lidar com a situação.

 

4. Sacrifício

Acho que quem é pai ou mãe sabe bem o que significa se sacrificar por outra pessoa. Abrimos mão de muitos prazeres, de liberdade, do nosso sono e de tantas outras coisas pelo bem dos nossos filhos. Há quem faça por desconhecidos, em ações voluntárias ou de ajuda. Outros fazem pelo bem do planeta, para que as próximas gerações tenham um futuro.

 

5. Gentileza

Acho que é uma das coisas mais em falta nos dias atuais. Usar “por favor”, “obrigado”, um simples “bom dia” ou dar um sorriso ao se dirigir a alguém tem sido mais e mais raro. Pedir desculpas, então, é uma atitude sofrida para a maioria das pessoas. Dar passagem, levantar-se para que outro se sente, fazer um favor… são pequenas coisas que fariam uma enorme diferença no mundo.

 

6. Humor

Tentar olhar para os aspectos divertidos da vida, rir das pequenas coisas, permitir-se deixar a seriedade de lado em alguns (vários) momentos.

 

7. Autoconsciência

Não há nada mais fácil do que culpar uma terceira pessoa quando algo não dá certo em nossa vida. Mas temos que perceber que as escolhas cabem a cada um de nós nas decisões que temos que tomar. Mesmo que a escolha tenha sido a de seguir a opinião de alguém. Perceber as próprias atitudes e analisar criticamente o próprio comportamento é essencial.

 

8. Perdão

Todos erramos. E é primordial que possamos desculpar os erros das outras pessoas ou a vida em sociedade torna-se impossível.

 

9. Esperança

Há momentos da vida em que podemos assumir uma atitude pessimista e de desilusão. Não precisamos, necessariamente, ver tudo brilhante e colorido, mas podemos tentar olhar para o que está por vir com um pouco mais de esperança.

 

10. Confiança

Confesso que não sou das pessoas mais confiantes do mundo. Mas também não sou do tipo que fica estagnada na mesma posição, infeliz, esperando as coisas mudarem por si mesmas. Eu corro riscos e tenho coragem de mudar.

 

 

Written by

Instagram
  • #JamesJoyce #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #gastonbachelard #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #victorhugo #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #claudeaveline #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #thomasatkinson #citações #reflexõesdesilviasouza