Feliz Dia das Mães!
Previous post
Now reading

Certezas das pessoas

Certezas das pessoas
Certezas das pessoas

Quando eu pensei em escrever sobre as certezas das pessoas, eu tinha algo definido em mente. Enquanto a ideia inicial amadurecia, acabei pensando em duas formas de abordar este assunto.

Inicialmente, quero falar sobre um aspecto que fui aprendendo ao longo da minha vida, embora pareça algo óbvio: a impermanência, ou seja, a regra universal de que tudo muda ao longo do tempo. É um dos princípios fundamentais do Budismo e uma lei fundamental da Natureza descrita no Taoismo. Sabemos que tudo muda. Não é algo secreto. E, ainda assim, percebo como temos dificuldade de lidar e de aceitar a mudança.

A cada dia, somos diferentes do que éramos no dia anterior. Nossas células mudaram, envelhecemos, aprendemos algo, mesmo que cada uma destas coisas seja imperceptível inicialmente. Cada nova experiência permite aprendizado e vamos refletindo sobre nossos julgamentos e opiniões. Quando nos damos conta, nossa visão de mundo mudou, assim como nossas crenças e convicções.

Eu era uma pessoa com verdades muito rígidas e não aceitava olhares diferentes sobre aquilo que acreditava certo (ou errado). Tudo o que vivi pessoalmente, as experiências de pessoas próximas e queridas e minhas incessantes leituras contribuíram para que eu abrisse mão dessa rigidez absoluta e percebesse que as verdades não são tão objetivas como eu imaginava inicialmente.

Mas vejo que ainda existem tantas pessoas com certezas tão rígidas sobre suas vidas e, sobretudo (como costuma ser nestas situações), sobre as vidas das outras pessoas. Quando encontro pessoas assim, evito confronto ou discussão; as pessoas com opiniões rígidas não vão reconsiderar, pensar a respeito ou aceitar outro ponto de vista. Qualquer discussão será eterna e pode acabar em uma inimizade. Simplesmente não vale a pena. Talvez exista o momento em que cada pessoa se abre para esse amadurecimento; talvez algumas pessoas não o vivenciem nunca.

Eu fico imaginando como são estas pessoas no momento de tomadas de decisões, de bifurcações do caminho, de escolhas que temos que fazer todos os dias. Este era o segundo ponto que eu gostaria de abordar neste texto.

Fazer uma escolha não é algo fácil. Sempre existem aspectos a considerar e ponderar. Tive essa discussão recentemente com meu filho mais velho. Ele precisa tomar uma decisão e tem dificuldade de pesar cada um dos pontos prós e contras de cada uma das possibilidades; ele tem receio de tomar uma decisão errada. Este sempre é um risco.

Algumas vezes, podemos pegar um atalho e mudar o caminho. Mas algumas situações realmente não permitem voltar atrás; muitas decisões que tomamos são definitivas. Uma coisa que aprendi é que não podemos nos culpar por uma determinada decisão. Se pensamos, ponderamos todos os aspectos e tomamos uma decisão de forma consciente, mesmo que o resultado final não seja o esperado, sabemos que, no momento da escolha, fizemos o melhor possível. Uma amiga me sugeriu uma vez deixar anotados os motivos que fizeram com que aquela determinada escolha fosse feita; assim, quando algum arrependimento estivesse rondando, valeria a pena reler os aspectos que foram considerados. Nossa memória nos engana muitas vezes.

Até por causa de todas estas particularidades complexas que compõem as escolhas, não consigo compreender as pessoas com verdades rígidas e definitivas. Será que elas nunca cogitam mudar o caminho? Elas nunca se veem em escolhas importantes e indecisões? Será que a vida pode ser tão pré determinada e retilínea, sem dúvidas, questionamentos e tentações?

Já me perguntei se gostaria que minha vida fosse assim, cheia de verdades e sem espaços para rever minhas decisões ao longo do percurso. E o fato é que eu não gostaria. Gosto de repensar e perceber que posso escolher caminhos diversos, aprender mais coisas, perceber meus erros, tentar melhorar e fazer cada dia valer a pena nas suas pequenas indecisões.

 

Written by

Instagram
  • #catão #ocensor #citações #romaantiga #reflexõesdesilviasouza
  • #françoisehéritier #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #jorgeluisborges #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #miguelestevescardoso #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #cesarecantú #citações #reflexõesdesilviasouza