Now reading

Casamento

Casamento
Casamento

Esse trecho que está abaixo faz parte de uma crônica de Rubem Braga chamada “A Visita do Casal”. Ela foi escrita em Maio de 1949 e é uma das crônicas do livro “200 Crônicas Escolhidas”.

 

Como toda gente, já fui amigo de casais que se separaram. É tão triste. É penoso e incômodo, porque então a gente tem de passar a considerar cada um em separado – e cada um fica sem uma parte de sua própria realidade. A realidade, para nós, eram dois, não apenas no que os unia, como ainda no que os separava quando juntos. Havia um casal; quando deixa de haver, passamos a considerar cada um, secretamente, como se estivesse com uma espécie de luto. Preferimos que vivam mal, porém juntos; é mais cômodo para nós. Que briguem e não se compreendam, e não mais se amem e se traiam; mas não deixem de ser um casal, pois é assim que eles existem para nós. Ficam ligeiramente absurdos sendo duas pessoas.

 

Eu sou fã de Rubem Braga. Adoro suas crônicas. Mas, nesse caso, não concordo com o que está escrito. Poderia ser algo a ser considerado em 1949. Mas acho inaceitável hoje em dia. Mesmo Rubem Braga devia estar empregando certa ironia, porque ele se separou da esposa também.

O divórcio é algo muito sofrido para todos os envolvidos. É difícil para as famílias e para os amigos.

Não sou defensora do divórcio. Mas sou defensora das pessoas buscarem suas felicidades. E nem sempre será mantendo o casamento.

É melhor uma relação de mentiras e falsidades? Que não se amem? Que se traiam? Apenas para que continuem sendo um casal?

Ainda há muita gente que pensa assim hoje e que acha que manter o casamento será melhor para os filhos. Será mesmo melhor criar os filhos em um mundo de fantasia? E quando chegar o momento deles enfrentarem as dificuldades de seus próprios relacionamentos?

Eu sempre me questiono… Não sou dona da verdade… Não tenho uma resposta…

Difícil! Muito difícil!

 

– Sílvia Souza

(08/02/2015)

Written by

Instagram
  • #anaïsnin #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #florbelaespanca #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #florbelaespanca #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #patríciareis #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #marcoaurélio #citações #reflexõesdesilviasouza