TAG 8 COISAS
Previous post
Now reading

Casamento e mulheres

Feliz Natal
Next post
Casamento e mulheres
Casamento e mulheres

Nós, as mulheres, somos mais maltratadas pela civilização do que fomos pela natureza. Esta impõe-nos penas físicas que os homens não suavizaram, e a civilização desenvolveu sentimentos que eles enganam incessantemente. A natureza sufoca os seres fracos, os homens condenam-nos a viver para lhes oferecerem uma constante desgraça. O casamento, instituição em que hoje se funda a sociedade, faz-nos sentir todo o seu peso; para o homem a liberdade, para as mulheres os deveres. Nós lhes devemos toda a nossa vida, eles devem-nos apenas raros instantes. (…) Pois bem, o casamento, tal como hoje se efetua, afigura-se-me uma prostituição legal.

— Honoré de Balzac (“A mulher de trinta anos” – Obra publicada em 1832)

 

Essa obra de Balzac, que faz parte da obra “A comédia humana” foi publicada em 1832.

São quase 200 anos.

Mesmo assim, ainda há tantos aspectos atuais na obra, que me sinto entristecida.

Entristecida porque persistem situações em que o casamento se torna uma obrigação para as mulheres, em que elas não têm escolha, em que são quase escravizadas e obrigadas a aceitar uma situação que lhes é imposta.

Fico feliz que tenham ocorrido mudanças em muitos lugares, em muitas sociedades.

Mas ainda há muito o que melhorar.

– Sílvia Souza

 

Written by

10 Comments
  • Trágico é um relacionamento se submeter a dar satisfação à sociedade.

  • WLD disse:

    É algo de entristecer mesmo. Vejo, por exemplo, tantos ativismos, não que eu seja contra cada um lutar pelo considera seus direitos, mas penso que a mulher é vítima sem igual. Não sou adepto de ismos, feminismo ou qualquer coisa do tipo. Pra falar a verdade, detesto vozes coletivas que se julgam representantes. A minha visão é questão de constatação mesmo. Disseram haver mais liberdade, que a mulher tem direitos iguais e tal, não vejo assim. Vejo que a mulher que hoje pode trabalhar fora também deve trabalhar depois do expediente em casa. Muitas estão nesse ponto, infelizmente. Chega em casa às 20:00, depois de trabalhar o dia todo, e pegar o metrô/ônibus lotado, e ainda ao chegar tem que fazer tudo. Vai dormir a uma, isso se o marido ou alguém ajudar. Sem falar nas mães solteiras, nesta ilha, pesquisa recente diz que são 20 milhões. Uma tragédia social sem igual. Pois já é difícil cuidar dos filhos acompanhada, e sozinha? Sei lá, acho que se formos mesmo analisar, nunca foi tão difícil para a mulher como agora. A objetificação está aí, mais forte que nunca. Mas olhando bem esse época, é claro que depende muito e é relativo, mas no geral, tenho a tendência a enxergar assim: nunca foi tão difícil ser mulher. Forte abraço.

    • Silvia Souza disse:

      Obrigada por deixar um comentário tão incrível!
      Eu concordo com você. Não é fácil. Nada fácil.
      A gente acha que o mundo mudou, mas as pessoas ainda têm pensamentos machistas e preconceituosos (homens e mulheres).
      É uma luta diária… e cansa em muitos momentos…

Instagram
  • #jorgeluisborges #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #miguelestevescardoso #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #cesarecantú #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #thubtenchodron #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza