Now reading

Beleza

Beleza
Beleza

Eu queria entender o porque de sempre se pensar em aspectos físicos quando a palavra BELEZA é mencionada. Se ela está associada a uma pessoa, seja homem ou mulher, imagina-se aquela pessoa com face simétrica, corpo dentro dos padrões aceitáveis, pele perfeita… é o ideal nunca alcançado, simplesmente porque a perfeição não existe. E beleza não é, necessariamente, sinônimo de perfeição.

Sem recorrer a cirurgias plásticas ou procedimentos estéticos caros, dolorosos ou demorados, conseguimos mudar os cabelos, engordar ou emagrecer, enrijecer os músculos, escolher roupas que possam valorizar o corpo (enaltecendo as qualidades e disfarçando os defeitos) e usar boa maquiagem. Fisicamente, é o que podemos fazer.

E se pensássemos na inteligência, cultura, conhecimento, mudança de atitude, gentileza?

Uma pessoa que lê bons livros, que se esforça por fazer coisas boas para outras pessoas, que seja educada, gentil, prestativa, não é uma pessoa bela? Muitas vezes, passamos, inclusive, a perceber suas características físicas de outra forma. As qualidades interiores, essas que vêm da alma ou da energia de cada pessoa, conseguem colocar o brilho nos olhos, a sedução no sorriso, a luz que emana de todo o corpo.

Da mesma forma, a pessoa mais perfeita fisicamente pode se tornar repugnante em uma fração de segundos após um ato de grosseria, intolerância ou superioridade.

Se nossa beleza interior consegue afetar de forma tão evidente a beleza física, porque as pessoas se preocupam muito mais com a segunda, que é mais difícil de ser conquistada (depende muito da genética) e muito mais passageira?

Já escutei de tantas pessoas que seriam felizes quando conseguissem emagrecer 5 kg que engordaram nas festas de final de ano… que a falta de um namorado era pelos seios pequenos… ou outras coisas do gênero. Mas quantas se preocupam em melhorar, em aprender mais (sem se tornarem arrogantes)?

Quantos dão bom dia a um desconhecido? Quantos sorriem para a moça que serve o café? Quantos fazem um gracejo para aquela que está atendendo no caixa ou pergunta como ela está passando? Quantos olham para uma pessoa no metrô e tentam imaginar todos os problemas pelos quais ela está passando e que isso pode justificar a cara fechada? Quantos carregam as sacolas de uma mãe cujo bebê dorme no seu colo?

Eu sei que há pessoas maravilhosas no mundo. Sou apenas uma daquelas pessoas que está tentando melhorar; que para 5 minutos todos os dias antes de dormir e revê o dia vivido, analisando o que fez de bom para os outros, quantos abraços distribuiu ou quantos sorrisos ajudou a colocar nos lábios de quem nunca tinha cruzado seu caminho.

Não estou desconsiderando a beleza física. Acho que buscamos nos sentir bem, ter saúde, mostrar que nos cuidamos e nos importamos conosco. Apenas gostaria que as pessoas pensassem nas duas… elas são complementares. Apenas quem tem a luz que vem da alma é verdadeiramente belo.

– Sílvia Souza

Written by

4 Comments
  • Aparecida Dias disse:

    Obrigada pelas lindas palavras que acabei de ler. Toda mulher deve ler esse texto lindo que escreveste.
    Parabéns!

    • Obrigada, Aparecida!
      Fico feliz que tenha gostado…
      E acho essencial, para encontrar a felicidade e a paz consigo mesmo, que tenhamos esse olhar de valorizar mais que o aspecto físico.
      Beijo grande!

  • Paloma Silva disse:

    Que texto! Eu já pensei várias vezes que determinadas pessoas não gostam de mim por conta de aspectos físicos… já sofri muuito por isso também. Hoje, com quase 21 anos e com alguns vários acontecimentos marcantes (ruins e bons) eu entendi isso que você falou no texto. ÀS vezes ainda vacilo e acho que deveria emagrecer ou sei lá, ter mais peito hahahaha mas eu sei que se dentro de mim for bonito, fora será. Já disse Jesus que a boca fala do que o coração está cheio… Acho que tantas coisas ruins são faladas exatamente por esse motivo…

    Beijos, Silvia!! 🙂

Instagram
  • #anaïsnin #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #florbelaespanca #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #florbelaespanca #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #patríciareis #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #marcoaurélio #citações #reflexõesdesilviasouza