Dia Mundial da Poesia
Previous post
Now reading

Autocrítica

Autocrítica
Autocrítica

Eu adoro escrever. É a forma que disponho para manifestar meus sentimentos, organizar minhas ideias, minhas angústias. Algumas pessoas dizem que eu escrevo bem: minha mãe, meu pai, minhas irmãs, meus filhos… talvez nenhum deles seja muito isento para opinar a respeito…

Você também dizia que eu escrevia bem (embora sua opinião também fosse suspeita). Mas havia momentos em que você não compreendia minhas ironias, minhas brincadeiras (escritas). E distorcia minhas palavras. Seria um problema da sua compreensão? Acho mais provável que fosse um problema da minha escrita. Eu tinha o péssimo hábito de escrever o e-mail para você, com aquilo que eu queria dizer, e não relia. Não corrigia os erros ou as frases que permitiam dupla interpretação. Preguiça? Falta de tempo? Eu não sei.

A escrita é um trabalho árduo. Precisa de tempo e dedicação. Não é tão simples fazer isso em meio a tantas outras atividades que tenho que cumprir durante minha rotina. Mas continua sendo minha forma de colocar meu coração e minha cabeça em ordem.

Será que você ainda iria gostar do que escrevo? Se você ainda estivesse aqui, leria meus textos? Ajudaria a organizar minhas ideias?

Nossa! Como sinto a sua falta!

Eu sou crítica demais com tudo o que faço. Você me ajudava a observar tudo com outros olhos: algumas vezes mais duros; outras vezes mais condescendentes.

Li um texto hoje muito bom. É uma crítica a um livro (que não li). Embora tenha gostado muito dessa crítica, esse texto fez com que eu repensasse se teria algo a dizer que acrescentaria à vida dos outros. A minha voz se destacaria?

Vou transcrever alguns trechos:

A Bíblia diz para não chamarmos o nome do Senhor em vão, a literatura tem suas regras que também não podem ser infringidas: não vá seguir caminho trilhado a pisar rastro de pé grande.

(Gerson de Almeida – publicado no blog Falando em Literatura…)

Como disse, os clichês foram muitos e não tenho tempo para apontar todos, como você não teria paciência para ler (e rir de estupefação).

(Gerson de Almeida – publicado no blog Falando em Literatura…)

O que mais me apaixona numa leitura é ler coisas que adoraria ter escrito e sei que não tenho recurso e inspiração para atingir o cume, cenas completas que adoraria ter vivido, participado, ainda que com uma simples palavra ou aceno de cabeça, sentir o lirismo suave, quase imperceptível, cortar o silêncio entre uma exclamação e um verbo no pretérito;

(Gerson de Almeida – publicado no blog Falando em Literatura…)

Fico imaginando minha escrita. Certamente está cheia de clichês também. E da mesma forma que Gerson de Almeida descreveu, desanimo de escrever quando leio frases ou textos com aquilo que vai dentro de mim, mas tão bem escritos que fazem com que eu perceba que jamais conseguiria dizer aquilo melhor. Não adiantaria tentar. Aí, quando vejo, me pego apenas fazendo citações a grandes escritores, mas não crio nada meu. Ou melhor, crio, mas não tenho coragem de expor às pessoas. Você era o único que lia.

Em outros momentos, eu acho que vivi tantas coisas, errei em tantas escolhas, acertei em outras tantas, sofri, abri meu caminho de forma corajosa, assumi riscos, briguei pelos meus sonhos e pela busca da minha felicidade… Será que contar tudo isso para o mundo não poderia ajudar outras pessoas a recomeçar também? Eu tenho direito a simplesmente me calar e não divulgar aquilo que descobri (que temos que seguir em frente)?

Às vezes, eu queria sair de mim e me olhar com olhos neutros. Observar meus defeitos e minhas qualidades, para que eu não me superestime nem me subestime, mas que apenas me estime como sou e possa deixar uma (pequena) contribuição. Se eu conseguisse fazer algo de bom para uma ou duas pessoas, já estaria ajudando a deixar o mundo um pouquinho melhor.

– Sílvia Souza

(22/03/2015)

Written by

Instagram
  • #anaïsnin #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #florbelaespanca #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #florbelaespanca #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #patríciareis #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #marcoaurélio #citações #reflexõesdesilviasouza