Now reading

Aromas do Perfume: Herbe Coupée (Grama cortada)

Aromas do Perfume: Herbe Coupée (Grama cortada)
Aromas do Perfume: Herbe Coupée (Grama cortada)

Recentemente, dando continuidade ao meu desejo de aprender mais sobre perfumes, comprei o primeiro número da revista Nez.

Uma das reportagens explica porque sentimos o aroma de grama cortada (herbe coupée). Eu achei muito interessante e quis compartilhar algumas coisas aqui. A publicação original é de Olivier R. P. David.

A grama não pode se mover para se defender de seus agressores; então, como um mecanismo de defesa, utiliza um gás que ajuda a combater os insetos. Este gás é o cis-3-hexenal (C₆H₁₀O).

 

Estrutura química do Cis-3-Hexenal
Estrutura química do Cis-3-Hexenal

 

Quando a lagarta morde uma folha da grama, as células que foram agredidas sofrem uma reação química imediata, com a liberação rápida do cis-3-hexenal. Esta molécula de cheiro intenso sufoca a lagarta, além de ter um efeito antisséptico e favorecedor da cicatrização da folha; além disso, ainda serve como uma mensagem de alerta olfativa para as plantas ao redor… (eu nem tinha ideia de que as plantas seriam capazes de perceber moléculas odoríferas).

A molécula de cis-3-hexenal é instável e se decompõe rapidamente. Este efeito é importante para que a lagarta não consiga criar uma resistência à molécula, porque o tempo de exposição é sempre muito curto. A lagarta sempre tentará outra mordida, ou seja, outra agressão e, portanto, nova liberação do gás perfumado. Caso o aroma de grama cortada durasse mais tempo, a lagarta iria se acostumar (fenômeno de tolerância, que acontece quando ficamos expostos por muito tempo ao mesmo odor) e a planta não conseguiria ter sua defesa contra o agressor.

Os ruminantes, que se alimentam de gramíneas, também conhecem este aroma. Para eles, é um sinal de uma pastagem fresca, saudável e com muitos nutrientes. A pastagem seca não libera o mesmo aroma.

Para os homens, este aroma de grama cortada tem, na maior parte das vezes, um efeito nostálgico e costuma trazer muitas emoções, da infância, de piqueniques em família ou com amigos, de visitas à fazenda. É uma nostalgia de felicidade, normalmente.

O cis-3-hexenal é muito instável para ser usado na perfumaria. Então, são usadas moléculas semelhantes em estrutura química e aroma, como o cis-2-hexenal (C₆H₁₀O), o cis-3-hexenol ou o acetato de hexenila, menos odoríferos, mas mais estáveis.

 

Cis-2-hexenal
Cis-2-hexenal

 

Cis-3-hexenol
Cis-3-hexenol

 

Acetato de Hexenila
Acetato de Hexenila

 

Alguns perfumes com o aroma de grama cortada:

1. Herba fresca de Guerlain, criado por Jean-Paul Guerlain em 1999

s510289-main-lhero

 

2. Bel Respiro de Chanel, criada por Jacques Polge em 2007

26126948-3399

 

3. Déjà le printemps de Oriza L. Legrand, de 2012

oriza-deja-le-printemps

 

4. Vertine de Friedemodin, criada por François Robert em 2012

vertine_100ml_web-214x214

 

5. Panorama de Olfactive Studio, criado por Clément Gavarry em 2014

61510

 

 

Written by

2 Comments

Instagram
  • #gilbertcesbron #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #catão #ocensor #citações #romaantiga #reflexõesdesilviasouza
  • #françoisehéritier #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #jorgeluisborges #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #miguelestevescardoso #citações #reflexõesdesilviasouza