Now reading

Aquário de São Paulo

Escola
Next post
Aquário de São Paulo
Aquário de São Paulo

O Aquário de São Paulo foi inaugurado em 2006. Tínhamos acabado de voltar ao Brasil e meus filhos eram pequenos quando visitamos o aquário pela primeira vez, no ano de sua inauguração.

Eu já tinha visitado alguns aquários fora do Brasil: Monterey Bay Aquarium, Shedd Aquarium, Aquarium Sea Life e Oceanário de Lisboa. Já tinha visto espaços muito bem montados e organizados, com possibilidade de interação das crianças com algumas espécies, áreas de aprendizagem, shows e vários tipos de atividades.

Eu sempre acreditei (e continuo acreditando) que temos carência de boas atividades para crianças, de atividades educativas ou de lazer de qualidade, em que haja mais do que a oferta do consumo.

Em nossa primeira visita, o aquário tinha uma área pequena, com uma quantidade maior de peixes de água doce, peixes típicos dos rios brasileiros. Havia monitores que explicavam vários aspectos dos habitats e da reprodução. Embora, naquela época, o passeio fosse muito rápido, sempre achei muito organizado, limpo, bem cuidado e apaixonante para as crianças e para os adultos.

Desde 2006, fizemos várias visitas ao Aquário de São Paulo (eu não saberia enumerar quantas, porque era passeio obrigatório em todos os períodos de férias). E o aquário foi crescendo pouco a pouco. Talvez esse tenha sido o aspecto que mais tenha me causado admiração. Foi um aumento progressivo e cuidadoso. Foram sendo acrescentadas novas espécies, de novos habitats, alguns mamíferos, novos répteis e anfíbios. Depois os pinguins, morcegos, dinossauros, uma área sobre a evolução do homem, peixes respiratórios.

Em quase toda visita, uma novidade. A cada novidade, a mesma qualidade e cuidado mantidos.

Já faz algum tempo que não visito o aquário com meus filhos. Minha irmã esteve com meu sobrinho no último sábado. E as últimas novidades ficaram por conta dos tubarões e do casal de ursos polares.

O Aquário de São Paulo foi, para mim, o exemplo de um lazer infantil extremamente interessante e que traz sempre mais riqueza e interesse ao universo infantil. Acho que precisarei fazer mais uma visita ao aquário nas férias escolares que estão chegando.

 

Uma descrição:

“Considerado uma referência em tratamento e exposição de animais, o Aquário de São Paulo é o maior aquário da América Latina e foi inaugurado em 2006, apresentando 15 mil m² e 2 milhões de litros de água. Único aquário temático do Brasil, o complexo leva os visitantes a se sentirem imersos aos ambientes, que apresentam aproximadamente 3 mil exemplares de cerca de 300 espécies de animais.

As florestas brasileiras são retratadas no primeiro setor, dedicado à água doce, e onde são abordados temas como poluição dos rios e espécies ameaçadas de extinção. Nesta ala de 3 mil m², é possível conhecer os famosos filhotes de jacarés albinos, que projetaram o Aquário de São Paulo internacionalmente, por serem os únicos em exposição no mundo, além de jacarés, lagartos, iguanas e serpentes.

O oceanário é um verdadeiro mergulho no mundo marinho. Com mais de 1 milhão de litros de água, neste setor os visitantes embarcam em um submarino naufragado, cercado de tubarões e raias. O mangue, o costão e a rica variedade de formas e cores das espécies dos oceanos também encantam os visitantes.

Por fim, o Setor Mamíferos, um fascinante passeio em meio à selva amazônica. Visores gigantes apresentam o Tapajós, um filhote de peixe-boi que pode ser apreciado também por uma visão privilegiada por meio de uma passarela por cima do recinto. Macacos, tucanos, lontras e tamanduá complementam esse passeio.

Este é o Aquário de São Paulo, um complexo voltado ao bem estar de seus animais, ao compromisso com a educação ambiental e com o objetivo de proporcionar um passeio inesquecível para os visitantes de todas as idades.”

– Sílvia Souza

 

 

Written by

8 Comments
  • Wizard9 disse:

    Eu também já visitei alguns aquários, e fiquei apaixonado pelo Oceanário de Lisboa. Afinal de contas, foi o primeiro lugar onde vi que um bacalhau vivo! rs.

    Nunca fui no de SP! Boa dica! Bjs.

    • Silvia Souza disse:

      São Paulo fica mais perto que Lisboa…
      Apesar de que eu jamais criticaria Lisboa… sou apaixonada por Portugal!
      Já passei meu aniversário lá em 2 ocasiões.
      De qualquer forma, a vantagem de São Paulo é que dá pra vir e voltar pra sua casa no mesmo dia…
      😀

      • Wizard9 disse:

        Eu sou brasileiro e português, mas por conta da disparada do Euro/Dólar, sei lá quando que vou lá novamente… rs.

        São Paulo, aí vou eu! 🙂

        • Silvia Souza disse:

          Se eu tivesse a cidadania portuguesa, acho que já estaria morando lá…
          O direito à cidadania parou no meu pai… :'(
          De que lugar é sua família?

          • Wizard9 disse:

            Lisboa e Cascais basicamente. Seu pai e neto de portugueses? Se for e ele ja for falecido, realmente nao e mais possivel. 🙁

            P.S.: A coisa esta feia em Portugal tambem!!!

          • Silvia Souza disse:

            Eu sei que a coisa está feia lá…
            Mas sabe o que mais me faz mal aqui? (além da corrupção é claro, que acaba sendo a causa de tudo…)
            A violência. A gente vive o medo constante. Foi terrível o ato de terrorismo em Paris. Mas quantos são assassinados por ano no Brasil? É uma estatística vergonhosa! Viver com medo é terrível!

          • Wizard9 disse:

            60.000/ano… Os numeros do Brasil sao assustadores!!!

Instagram
  • #thubtenchodron #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza
  • #honorédebalzac #citações #trechosliterarios #amulherdetrintaanos #reflexõesdesilviasouza
  • #edmundburke #citações #reflexõesdesilviasouza