Now reading

Anonimato

Pesadelos
Next post
Anonimato
Anonimato

Eu entendo o uso de heterônimos ou de pseudônimos. Eu mesma já usei pseudônimos em alguns textos que escrevi. Não porque tivesse vergonha deles, mas simplesmente porque eles poderiam incomodar algumas pessoas que me conhecem. Eram textos de estilos muito diferentes dos que produzo habitualmente e simplesmente partiam de uma das várias personalidades que fazem parte do meu EU. Eu poderia ter criado um nome para essa parte de mim. Não havia uma identidade, mas também não era eu mesma.

Sou uma pessoa extremamente tímida e muito introvertida. Sou insegura em muito momentos. Tenho uma tendência enorme de omitir minha opinião sobre as coisas ou situações, simplesmente porque acho que ela não acrescentaria nada. Talvez eu tenha uma tendência muito grande de superestimar as outras pessoas e de me subestimar.

Tenho uma inteligência acima da média (peço desculpas pela falta de modéstia) e teria muito a dizer com muita frequência. Mas opto por me calar. A menos que realmente considere importante.

Mas se eu tiver algo a dizer, algo que realmente mereça ser dito (ou escrito), nunca fiz nem faria isso de forma anônima. Eu posso permanecer em silêncio. Mas minhas opiniões, minhas colocações serão assinadas e assumidas.

Disseminam-se na Internet sites em que as pessoas escrevem sem se identificar.

Independente da opinião dada, eu jamais poderia concordar com algo dito por alguém que se esconde, que não pode ser alcançado, alguém que não debaterá comigo um ponto de vista.

O anônimo é alguém que deve ser levado a sério? Ou é alguém que vive uma vida de omissões? Alguém que vive nas sombras? Que vive de uma forma e pensa de outra (ou age de outra forma quando não está à frente dos holofotes)?

Eu devo ser ingênua demais de achar que há alguma chance do mundo melhorar e de as pessoas se tornarem mais dignas, capazes de defender suas opiniões. Pessoas que sejam sinceras, que se coloquem no lugar dos outros, que briguem por algo melhor e não apenas pelo bem do seu próprio umbigo.

Há momentos em que me canso. Há momentos em que acho que defendo uma causa perdida.

O que esperar do mundo? De verdade?

Acho que minhas esperanças estão escorrendo de dentro de mim para o ralo…

– Sílvia Souza

Written by

6 Comments
  • Anônimo disse:

    Causa perdida?….. Cada vez mais acho isso….. Que a maioria das pessoas se escondem atrás do anonimato?…. Com certeza! No mundo em que se é visto o tempo todo, a maioria não quer ser visto de verdade, só quer ser visto no momento da maquiagem e da opinião geral…..

  • palhao disse:

    Mas simplesmente por termos blogs, já não somos mais tão anônimos assim. Acho que estamos desenvolvendo nossa voz para que, pelo menos um pouquinho, possamos incentivar as pessoas a melhorarem e fazerem o bem.

    E, por falar em anonimato, seu microconto ficou muito bom na Quarta-Feira Criativa,

    https://lucaspalhao.wordpress.com/2015/09/02/quarta-feira-criativa-020915/

    mas quando eu republicar, quer que eu use o nome Silvia Souza?

  • Bom Dia Sílvia

    Acredito que o anonimato ( na internet por exemplo ) costuma ser usado pelos covardes . gosto de como o vlogger Nando Moura ( veja no youtube ) fala sobre , alias ele processou um perfil anonimo que criou uma página com insultos a ele.
    ———————————————————
    Te marquei nessa tag aqui oh https://oeuinsolito.wordpress.com/2015/09/03/tag-stephen-king/
    ———————————————————
    Carpe diem Sílvia ^^

    • Silvia Souza disse:

      Eu concordo com você.
      Gosto muito do Nando Moura. Gosto das opiniões e dos vídeos dele.
      Beijo grande!

    • Silvia Souza disse:

      Olá, Jaqueline!
      Tudo bem?
      Obrigada por me marcar em mais uma TAG. Fico muito feliz com a sua lembrança!
      Eu só não entendi direito o que eu tenho que fazer… Tenho que indicar livros para cada um dos itens?
      Se preferir me responder por e-mail, meu e-mail é souza.silvia@outlook.com.
      Beijo!
      🙂

Instagram
  • #jorgeluisborges #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #miguelestevescardoso #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #cesarecantú #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #thubtenchodron #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza