Tsunami
Previous post
Now reading

Livro “A Louca da casa” de Rosa Montero

Dia
Next post
Livro “A Louca da casa” de Rosa Montero
Livro “A Louca da casa” de Rosa Montero

Título original: La loca de la casa

Primeira publicação: 2003

Editora: Harper Collins BR (2004)

ISBN13: 9788500014772

Sinopse: Em ‘A louca da casa’, a jornalista e ficcionista Rosa Montero fala da literatura, dos escritores com suas histórias e personagens, da imaginação e da narrativa ficcional. Mas aos poucos, para a surpresa de quem lê, a autora se oferece em espetáculo no ato de imaginar e criar uma narrativa literária com a sua própria biografia, e do mesmo modo vai revelando os segredos da corporação dos escritores. Surgem então os fingimentos de Goethe, a doença de fracasso de Walzer e a síndrome do sucesso de Capote, o drama do reconhecimento póstumo com Melville, o egoísmo de Tolstoi, a vaidade de Calvino, de modo que as entranhas da criação literária vão se tornando íntimas. Enfim, ficção, ou uma fabulação sobre os inventores de fábulas, a obra vai revelando como a vida de qualquer um de nós não funciona de modo diferente das narrativas ficcionais.

Eu tento entender a capacidade de algumas escritoras (nesse caso, são sobretudo as mulheres) de conseguir descrever exatamente o que eu sinto e penso.

Fico imaginando se emano uma energia cósmica que faz com que escritoras como Inês Pedrosa, Rosa Montero, Martha Medeiros, entre outras, consigam captar e façam de seus livros a minha voz.

Creio que esse pensamento seja EXCESSIVAMENTE egocêntrico!

Depois fico refletindo que, talvez, meus sentimentos e pensamentos sejam muito banais; e sou apenas mais uma mulher, igual a tantas outras, que vive as mesmas experiências, as mesmas insatisfações e dificuldades de se adaptar ao mundo tal qual ele se apresenta.

O mais provável é que eu não seja nem o centro nem faça parte de um exército de clones, mas, simplesmente, seja uma inconformada, como essas escritoras, e conto com a sorte de ecoar as palavras que já foram escritas de forma tão brilhante.

Esse livro da Rosa Montero me atingiu em cheio.

Sempre precisei escrever (mesmo não havendo méritos especiais na minha forma), mas preciso me analisar de fora de mim, como um expectador, analisando quem sou, meus sentimentos mais íntimos e secretos, e busco palavras que possam descrever esse ser estranho e múltiplo, criando personagens e situações, diálogos imaginários e sonhos despertos.

Esse livro desempenhou a tarefa de me mostrar que não estou sozinha.

Um livro maravilhoso!

– Sílvia Souza

 

Written by

2 Comments
  • É incrível mesmo como lemos por aí tantas histórias que nos encaixamos. Isso é mágico!
    Por falar nisso, escrevi um conto de natal, não sei se você viu. E eu gostaria MUITO de uma opinião sua! :))
    Esse livro parece ser literalmente uma loucura, fiquei curiosa!
    Um beijo, Silvia. Um belo fim de semana!

    Bia

    • Silvia Souza disse:

      Oi, Bia!
      Que bom te ver aqui!!!
      Acabei de ler a primeira parte do seu conto de Natal e adorei!
      Mas fiquei muito curiosa para saber como irá acabar…
      Estou meio sumida esses dias… estou de férias com minha família e deixei as publicações do blog programadas, mas não tenho conseguido acompanhar meus blogs do coração. Logo, logo volto a ler mais assiduamente.

      Sobre o livro “A Louca da Casa”, é excelente!
      Não sei se você já leu algo da Rosa Montero. É uma das minhas escritoras favoritas. E esse livro foi o melhor que li dela.
      Um beijo grande, com carinho!

Instagram
  • #miguelestevescardoso #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #cesarecantú #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #thubtenchodron #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza