Mulher (1)
Previous post
Now reading

“A legião estrangeira” #11: “Uma amizade sincera”

“A legião estrangeira” #11: “Uma amizade sincera”
“A legião estrangeira” #11: “Uma amizade sincera”

Em parceria com a Marcia Cogitare do Blog Surtos Literários, tenho comentado cada um dos contos escritos por Clarice Lispector, todos eles reunidos no livro Todos os Contos, publicado pela Editora Rocco e organizado por Benjamin Moser, um estudioso da vida e obra da escritora. Hoje vou comentar o conto Uma amizade sincera, que faz parte do livro A legião estrangeira. A publicação da Marcia pode ser lida clicando-se aqui.

Este é mais um conto curto. Nele, é narrada a história da amizade de dois rapazes, amigos inseparáveis, que conversavam tudo um com o outro.

Não é que fôssemos amigos de longa data. Conhecemo-nos apenas no último ano da escola. Desde esse momento estávamos juntos a qualquer hora.

Tudo era debatido entre eles. O problema é que eles tinham necessidade de encontrar um assunto para ser conversado, mesmo que não houvesse algum.

De início, quando começou a faltar assunto, tentamos comentar as pessoas. Mas bem sabíamos que já estávamos adulterando o núcleo da amizade.

Ao longo do conto, os amigos se esforçam por manter vida a amizade e as afinidades entre eles. A família do narrador se muda para São Paulo e ele convida o amigo para morar consigo no apartamento em que morava no Rio. A família do amigo era do Piauí e ele aceita o convite.

Os dois organizam a mudança animados, em uma esperança de que isso pudesse reavivar a amizade entre eles. Mas são ânimos temporários que não duram muito. E cada pequeno fato que possa contribuir é agarrado com todas as forças; mas como tudo na vida, os pequenos problemas duram pouco e o diálogo entre eles desaparece.

Até que cada um parte em viagem de férias para encontrar sua respectiva família. E eles se despedem, com a certeza de que nunca mais irão se ver. Mas sabendo que aquela é uma amizade sincera.

Esse conto fez com que eu pensasse na minha vida. E percebi como ele é absolutamente verdadeiro. Ao menos para mim, na minha história, nas lembranças das minhas amizades.

Sempre achei (e continuo achando) que tenho muita dificuldade de manter amizades. A minha concepção de amizade é como essa do conto, em que as pessoas confiam um no outro de forma completa e mantém esse contato de forma desinteressada. Vejo hoje muitos contatos superficiais que não poderia chamar de amizade, mas sim de um coleguismo. E já tive muitas decepções achando que tinha um amigo, mas percebi que a outra pessoa sempre queria algo, um favor, um pedido, e geralmente do tipo que ia contra meus princípios. Isso não é amizade; está mais para exploração.

Não acho simples construir amizades hoje em dia.

Outra coisa que achei muito interessante no texto é o fato dos rapazes se despedirem, achando que nunca mais irão se ver, mas sabendo que eles têm uma amizade sincera. E o incrível é que consigo enxergar isso e entendo como algo absolutamente possível. Tenho amigas antigas, que sei que foram e continuam sendo minhas amigas sinceras, e ainda assim o tempo, as exigências da rotina diária e outras coisas fizeram com que nos afastássemos. Mas não tenho dúvidas de que são minhas amigas. Parece incoerente.

A amizade sincera vai além do contato. É algo do coração, do amor, da confiança, de saber que se pode contar com a pessoa quando houver uma necessidade real. Ela não está nas palavras ditas, mas naquelas não ditas. É o sentimento profundo que surge entre duas pessoas sem laços familiares e sem atração física. Talvez seja o amor mais sincero, porque não tem um motivo ou um interesse para existir.

Por tudo isso, eu entendo o texto. E achei lindo. E queria dedicá-lo às minhas amigas, mesmo distantes, mesmo sem notícias constantes. Gostaria de que elas soubessem que meu amor por elas é sincero.

– Sílvia Souza

Written by

Instagram
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza
  • #honorédebalzac #citações #trechosliterarios #amulherdetrintaanos #reflexõesdesilviasouza
  • #edmundburke #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #rubemalves #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #pearlbuck #citações #reflexõesdesilviasouza