20.12.2016

 

O que é Diabetes tipo 1?

O diabetes tipo 1 é uma doença que impede o uso adequado de açúcar pelo corpo.

Todas as células do corpo precisam de açúcar (glicose) para funcionarem normalmente. O açúcar entra nas células com a ajuda de um hormônio chamado insulina, produzido pelo pâncreas. Se não houver insulina ou se a insulina não agir de forma adequada, os níveis de açúcar no sangue começam a subir. Isso é o que acontece no diabetes.

Há dois tipos principais de diabetes. No diabetes tipo 1, a produção de insulina é muito pequena e insuficiente para o uso da glicose pelas células. No diabetes tipo 2, geralmente as células não respondem de forma adequada à ação da insulina.

 

Quais são os sintomas do Diabetes tipo 1?

Os sintomas incluem:

  • Sede intensa
  • Cansaço
  • Maior quantidade de urina
  • Perda de peso
  • Embaçamento da visão

Em casos extremos, o Diabetes tipo 1 pode causar náuseas ou vômitos e dor abdominal.

 

Como saber se tenho diabetes tipo 1?

O diagnóstico de diabetes é feito através de um exame de sangue para verificar os níveis de açúcar. O diagnóstico de diabetes tipo 1 é feito pelo médico baseado em outras informações como idade, peso e outros fatores.

 

Como se trata o diabetes tipo 1?

Para tratar o diabetes tipo 1, há dois fatores principais:

  1. Verificação frequente dos níveis de açúcar, para evitar que ele suba ou desça muito.
  2. Utilização de aplicações de insulina ou da bomba de insulina para manter os níveis de açúcar em valores próximos aos normais.

As pessoas com diabetes tipo 1 também precisam planejar cuidadosamente as refeições e as atividades físicas; isso para evitar elevações muito grandes da glicemia com as refeições ou quedas bruscas da glicemia com atividades físicas intensas. Apesar de necessitar do planejamento, as pessoas com diabetes podem se alimentar normalmente, fazer exercícios, comer fora e levar uma vida normal.

 

Por que é importante manter os níveis de açúcar em valores normais?

A elevação crônica da glicemia pode causar problemas de saúde graves:

  • Lesão dos nervos
  • Problemas renais
  • Problemas de visão ou mesmo cegueira
  • Dor ou perda da sensibilidade nas mãos e nos pés
  • Aumento do risco de amputação de dedos ou dos pés
  • Infarto ou derrame

A redução dos níveis de açúcar também causa problemas. A hipoglicemia leva a elevação da frequência dos batimentos cardíacos, tremores das mãos e transpiração intensa. Se a glicemia continuar caindo, pode haver dores de cabeça, sonolência, desmaios ou convulsão.

 

 

  O que é Diabetes tipo 1? O diabetes tipo 1 é uma doença que impede o uso adequado de açúcar pelo corpo. Todas as células do corpo precisam de açúcar (glicose) para funcionarem normalmente. O açúcar entra nas células com a ajuda de um hormônio chamado insulina, produzido pelo pâncreas. Se não houver insulina […]


Comentários desativados em Medicina e Saúde: Diabetes Tipo 1

Nenhum comentário em “Medicina e Saúde: Diabetes Tipo 1”



%d blogueiros gostam disto:
DESIGN POR JESS