7.10.2016

heure-exquise

 

Acho que não se consegue mais comprar os perfumes Annick Goutal no Brasil. E, mesmo quando tínhamos essa possibilidade, eram poucas as fragrâncias disponíveis; geralmente as mais populares. Meu gosto raramente está entre os mais populares. Os perfumes mais vendidos hoje em dia geralmente são produzidos focando as mulheres mais jovens e costumam ter um aroma floral-frutado, mais doce por causa das frutas. E eu prefiro os perfumes florais intensos.

Annick Goutal era, aos 16 anos, uma pianista talentosa e chegou a ganhar um prêmio do Conservatório de Versailles. Uma revolta adolescente fez com que ela largasse a música e se mudasse para Londres, onde trabalhou como modelo. Isso aconteceu nos anos 1960. Nesse período, o encontro com uma perfumista da casa Robertet muda sua vida e ela descobre um talento que tinha passado despercebido: o olfato. “Eu encontrei tudo o que eu tinha perdido, transportado para um outro registro, mas as palavras eram as mesmas: nota, acorde, órgão, tecla” costumava repetir. Ela se torna compositora de perfumes.

Sua vida deu outra grande reviravolta: aos 30 anos, ele foi diagnosticada com câncer. Apoiada por suas irmãs, em 1980 ela abriu uma loja de perfume na Rue de Bellechasse em Paris. Gradualmente, ela foi construindo uma reputação que a levou a ser, até sua morte, em 1999, uma das grandes perfumistas francesas. Ela morreu em 20 de agosto de 1999, em Paris, aos 53 anos de idade e, desde então, a presidente da Maison Annick Goutal é Brigitte Taittinger-Warren, amiga pessoal de Annick. Sua filha Camille Goutal  e a perfumista Isabelle Doyen mantêm as novas criações da marca.

O perfume Heure Exquise foi lançado em 1984. Seu nome refere-se ao instante único da passagem do dia para a noite. Ele combina a delicadeza elegante, sutilmente atalcada, da Íris de Florença e as cores do bosque de sândalo. É um dos meus perfumes preferidos.

É um perfume floral intenso, da família olfativa Floral – Rosa Violeta.

Pirâmide Olfativa:

  • Nota de Saída: Rosa da Turquia
  • Nota de Corpo: Íris
  • Nota de Fundo: Sândalo de Mysore

 

Crocus bloom

 

As raízes são descascadas, secadas, moídas e destiladas por vapor para dar origem à essência de íris. O processo de extração, longo e complicado para extrair uma quantidade mínima, explica o seu preço elevado. O absoluto de Íris é um dos produtos mais caros da paleta do perfumista e é usado somente em perfumaria de luxo. Os rizomas, em forma de pó, são usados para perfumar o talco ou os pós faciais. Os rizomas secos podem ser colocados nos armários para perfumar o seu conteúdo.

A raiz grega da palavra íris significa arco-íris, mas também mensageiro. A Íris apareceu aos olhos dos mortais como um arco-íris e entregava aos humanos as mensagens dos deuses. A flor foi associada ao deus Osíris e a Horus. A íris gravada na testa das esfinges egípcias representa Horus. A flor de íris é a origem do símbolo do lírio representando a monarquia francesa. Seu odor virtuoso influencia o comportamento de forma positiva.

Outros perfumes com Íris:

  • Misia – Les Exclusifs de Chanel
  • 1932 – Les Exclusifs de Chanel
  • Silver Iris de Atelier Cologne
  • Iris Prima de Penhaligon’s
  • Iris Nazarena de Aedes de Venustas

 

  Acho que não se consegue mais comprar os perfumes Annick Goutal no Brasil. E, mesmo quando tínhamos essa possibilidade, eram poucas as fragrâncias disponíveis; geralmente as mais populares. Meu gosto raramente está entre os mais populares. Os perfumes mais vendidos hoje em dia geralmente são produzidos focando as mulheres mais jovens e costumam ter […]


Comentários desativados em Perfume da Semana: Heure Exquise de Annick Goutal

Nenhum comentário em “Perfume da Semana: Heure Exquise de Annick Goutal”



%d blogueiros gostam disto:
DESIGN POR JESS