24.08.2016

cancer_celulas

 

Os hormônios regulam algumas das funções mais importantes do corpo, como o metabolismo e o desenvolvimento sexual. Quando a regulação não está adequada, podem surgir efeitos nocivos ao corpo que, em alguns casos, pode levar a alguns tipos de câncer.

 

1. Câncer de Tireóide

Os casos de câncer de Tireóide podem estar ligados a problemas diretamente na Tireóide ou na Hipófise (ou Pituitária). O principal hormônio estimulador do crescimento da Tireóide é o TSH.

De cada 3 casos diagnosticados de câncer de Tireóide, 2 deles aparecem em pessoas com menos de 55 anos. Cerca de 2% dos casos são em crianças e adolescentes.

 

2. Câncer de Mama

As glândulas que podem estar associadas ao aparecimento do câncer de Mama são os Ovários.

Os ovários produzem Estrógeno e Progesterona, que causam proliferação do tecido mamário.

O câncer de Mama é o tipo de câncer mais comum em mulheres nos Estados Unidos, independente da raça.

 

3. Câncer de Próstata

As glândulas associadas ao câncer de Próstata são a própria Próstata e os Testículos. O crescimento da Próstata e o desenvolvimento de tumores podem ser estimulados pela Testosterona e por outros Andróginos (hormônios com ações próximas às da Testosterona).

Nos Estados Unidos, em 2014, houve 233.000 novos casos de câncer de Próstata, fazendo dele a maior causa de novos casos de câncer em homens.

 

4. Câncer Ósseo (Osteossarcoma)

Seu crescimento é favorecido pelo Hormônio de Crescimento, produzido pela Hipófise. Como consequência, a maioria dos casos ocorre em pessoas entre 10 e 30 anos de vida, sendo os adolescentes os mais afetados. Cerca de 10% de todos os casos de Osteossarcoma ocorre em pessoas com mais de 60 anos.

 

5. Câncer de Ovário

Da mesma forma que o câncer de Mama, o crescimento do câncer de Ovário também está relacionado ao Estrógeno e à Progesterona, produzidos pelos próprios ovários.

Cerca de 90% das mulheres com diagnóstico de câncer de Ovário têm mais de 40 anos, com a maioria dos casos acometendo mulheres acima dos 60 anos.

 

Como ajudar a prevenir?

  • Comer uma dieta saudável, com muitas frutas e vegetais, como a Dieta Mediterrânea
  • Não fumar
  • Manter um peso saudável
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas; se for consumir, fazer com moderação
  • Manter uma vida ativa, com práticas regulares de exercícios
  • Usar protetor solar quando for se expor ao sol intenso por muito tempo
  • Conhecer sua história familiar de câncer e seus fatores de risco para o desenvolvimento de câncer
  • Fazer as avaliações periódicas recomendadas por seu médico

 

 

  Os hormônios regulam algumas das funções mais importantes do corpo, como o metabolismo e o desenvolvimento sexual. Quando a regulação não está adequada, podem surgir efeitos nocivos ao corpo que, em alguns casos, pode levar a alguns tipos de câncer.   1. Câncer de Tireóide Os casos de câncer de Tireóide podem estar ligados […]


  • Olá Silvia acho que é um artigo muito interessante e explicar a ação de hormônios no desenvolvimento da doença e recomendações para a manutenção de uma vida saudável. Parece que há certos estudos estatísticos sobre o aumento da incidência no cinturão industrial das grandes cidades. Eu acho que por causa da poluição. Um beijo.

    • Olá, Carlos!
      Você está certíssimo!
      Existem estudos muito recentes relacionando a poluição a várias doenças envolvendo o sistema endócrino, além do que já existe no sistema respiratório.
      Há muitos poluentes que são chamados “desreguladores endócrinos”. Eles se ligam aos receptores dos hormônios e agem como se fosse o hormônio ou, ao contrário, bloqueando a ação do hormônio. Muitas situações estão relacionadas a essas substâncias e isto é uma coisa muito séria.
      Mas como os estudos ainda são iniciais e pouco conclusivos, é muito difícil conseguir fazer pressão nos governos para que estas substâncias sejam proibidas.
      Um assunto bastante complicado…
      Beijo!


%d blogueiros gostam disto:
DESIGN POR JESS