18.08.2016
"Last Cigarette" de Nancy Lehenbauer Marshall

“Last Cigarette” de Nancy Lehenbauer Marshall

 

Normalmente, tudo o que eu publico no blog é escrito por mim. Mas publico algumas colaborações que tenho recebido e artigos que leio e acho interessantes. Hoje, traduzi um artigo publicado no site VERY WELL sobre o cigarro. O artigo foi escrito por Terry Martin, foi avaliado por um médico e publicado em 17 de julho de 2016.

Abaixo a tradução do artigo original.

Se você está pensando que é hora de parar de fumar, ou acabou de parar e precisa de motivação para persistir, use os fatos sobre o tabagismo abaixo para alimentar o desejo de vencer a dependência da nicotina de uma vez por todas.

24 Fatos Perturbadores sobre o Tabagismo no Mundo

1) Existem 1,1 bilhão de fumantes no mundo de hoje, e se as tendências atuais continuarem, é esperado que esse número aumente para 1,6 bilhões até o ano de 2025.

2) A China é o lar de 300 milhões de fumantes que consomem cerca de 1,7 trilhões de cigarros por ano, ou 3 milhões de cigarros por minuto. Um em cada três cigarros fumados no mundo está na China.

3) Em termos mundiais, cerca de 10 milhões de cigarros são comprados de um minuto, 15 bilhões são vendidos a cada dia, e mais de 5 trilhões são produzidos e consumidos anualmente.

4) Um cigarro padrão contém cerca de 8 ou 9 mg de nicotina, enquanto o teor de nicotina de um charuto é de 100 a 200 mg, sendo que alguns podem chegar a conter 400 mg.

5) Há nicotina suficiente para matar um adulto em quatro ou cinco cigarros, caso eles fossem ingeridos. A maioria dos fumantes ingere 1 a 2 mg de nicotina por cigarro, sendo o restante queimado.

6) Ambergris, também conhecido como esterco de baleia, é um dos possíveis aditivos utilizados nos cigarros manufaturados.

7) O benzeno é um dos agentes que pode causar a leucemia mielóide aguda, e a fumaça do cigarro é uma importante fonte de exposição ao benzeno. Entre os fumantes norte-americanos, 90% da exposição ao benzeno vem dos cigarros.

8) O chumbo e o polônio radioativos estão presentes em níveis baixos na fumaça do cigarro.

9) O cianeto de hidrogênio, um dos subprodutos tóxicos presentes na fumaça do cigarro, foi usado como um agente químico genocida durante a Segunda Guerra Mundial.

10) A fumaça de um cigarro aceso geralmente contém maiores concentrações de toxinas do que na fumaça exalada.

11) O fumo passivo expõe a mais de 70 compostos químicos causadores de câncer, 11 dos quais estão no Grupo 1 de agentes cancerígenos.

12) Nos Estados Unidos hoje em dia, o tabaco custa à sociedade cerca de 300 bilhões de dólares, sendo 170 bilhões de dólares referentes a cuidados médicos e mais de 156 bilhões de dólares atribuídos à perda de produtividade devido à morte e ao tabagismo passivo.

13) Todos os anos, 3.000 não-fumantes morrem de câncer de pulmão causado principalmente pelo fumo passivo e, pelo mesmo motivo, mais de 33.000 não-fumantes morrem de doenças do coração.

14) Um maço de cigarros custa uma média de US$6,36 nos Estados Unidos hoje em dia. O custo para a sociedade referente aos cuidados com a saúde e à perda de produtividade está perto de US$35,00 por maço.

15) O tabagismo é um fator de risco para a tuberculose, e se associa ao aumento de mortalidade decorrente desta doença.

16) Cerca de 8 de cada 10 mortes por DPOC (enfisema ou bronquite) são decorrentes do tabagismo. Não existe cura para a DPOC; mas, se os fumantes interromperem o tabagismo no início do desenvolvimento da doença, esta pode ser retardada ou interrompida.

17) Um menor número de jovens estão fumando nos dias atuais, mas crianças de 18 anos ou mais jovens ainda estão experimentando seu primeiro cigarro à taxa alarmante de 3.200 por dia nos Estados Unidos. Estima-se que 2.100 deles passarão a fumar regularmente… a cada dia.

18) As estatísticas dizem-nos que 5,6 milhões de crianças vivas hoje nos Estados Unidos vão morrer de uma doença relacionada ao tabagismo. Isso é igual a 1 em cada 13 crianças vivas nos Estados Unidos atualmente.

19) Cerca de um quarto dos jovens vivos na Região do Pacífico Ocidental (Leste da Ásia e do Pacífico) vai morrer em decorrência do tabagismo.

20) Antes de matar, o tabaco causa um sofrimento muito grande. Cerca de 16 milhões de americanos apresentam alguma doença relacionada com o tabaco no momento. Ou dito de outra forma, para cada morte, 30 pessoas vivem com uma doença causada pelo tabaco.

21) A metade de todos os fumantes de longo prazo terá uma morte relacionada com o tabaco.

22) A cada 5 segundos, uma vida humana é perdida para o uso do tabaco em algum lugar do mundo. Isso se traduz em cerca de 6 milhões de mortes por ano. Este número inclui 600.000 não-fumantes que morrem de doenças relacionadas com ao fumo passivo. Em 2004, as crianças representavam 28% destas mortes de não-fumantes.

23) Os fumantes morrem 13 ou 14 anos antes de seus amigos e familiares não fumantes, em média.

24) O tabagismo causou 100 milhões de mortes no século 20 em todo o mundo. Estima-se que cause 1 bilhão de mortes no século 21, a menos que sejam tomadas sérias medidas antitabagismo no mundo todo.

Fontes do artigo original:

  • Tobacco: The True Cost of Smoking. American Cancer Society. Accessed July 2016.
  • Cigarette Litter – Biodegradable? Accessed July 2016. Clean Virginia Waterways – Longwood University.
  • The Health Consequences of Smoking: A Report of the Surgeon General 2004. Dept. of Health and Human Resources – Centers for Disease Control and Prevention.
  • Smoking and Tobacco Use: Fast Facts Centers for Disease Control and Prevention. Accessed July 2016.
  • Tobacco Facts and Figures. Accessed July 2016. BeTobaccoFree.gov.
  • The Health Consequences of Involuntary Exposure to Tobacco Smoke: A Report of the Surgeon Generals 04 Jan 2007. U.S. Dept of Health and Human Services.

 

 

  Normalmente, tudo o que eu publico no blog é escrito por mim. Mas publico algumas colaborações que tenho recebido e artigos que leio e acho interessantes. Hoje, traduzi um artigo publicado no site VERY WELL sobre o cigarro. O artigo foi escrito por Terry Martin, foi avaliado por um médico e publicado em 17 de julho de […]


  • Olá Silvia, esses números são terríveis. Vê-se que apenas os interesses de empresas comerciais que prendem o cigarro na lei. Muito obrigado é um artigo muito interessante.

    • Olá, Carlos!
      Eu também fiquei chocada!
      Por isso, fiz questão de traduzir o artigo e disponibilizá-lo para que mais pessoas consigam ler.
      Beijo!

  • Pedro

    Sinceramente, só quem já parou de fumar sabe os reais estragos que o cigarro causa, principalmente depois de perceber como o corpo reage bem (paladar, olfato, cheiro do corpo, …).
    Eu sou um desses que parou e depois que viu como o corpo está feliz com isso não pensa em voltar jamais!

    Um grande abraço

    pedromaganem.com

    • Olá, Pedro!
      Fico feliz que tenha conseguido parar de fumar.
      Eu sei que demanda muito esforço, mas é algo super importante.
      O ideal seria evitar que os adolescentes começassem com o vício.
      Mas depende de inúmeros fatores; e tudo o que mexe com dinheiro, é muito complicado.
      Abraço!


%d blogueiros gostam disto:
DESIGN POR JESS