3.08.2016

Bones

 

Por que é importante manter os ossos saudáveis?

Os ossos são partes vivas no nosso corpo, com células que estão trabalhando o tempo todo. Constantemente o osso está sendo destruído e formado novamente e este processo é mantido sob controle pelo nosso corpo para evitar que mais osso seja destruído do que formado.

Nosso osso alcança o máximo de formação (pico de massa óssea) por volta dos 30 anos. A partir desse momento, começa a prevalecer a destruição óssea.

Com o passar dos anos, a perda óssea pode causar osteopenia (massa óssea abaixo do normal) e, se a perda continuar, osteoporose, que é uma condição em que os ossos se tornam mais fracos e com maior tendência a fraturas.

Através da ingestão e da produção de quantidades adequadas de cálcio e de vitamina D, melhora-se a saúde dos ossos e consegue-se reduzir as chances de desenvolver osteopenia e osteoporose.

 

Como o cálcio e a vitamina D ajudam a manter os ossos saudáveis?

A vitamina D é um hormônio. Uma das suas funções é absorver o cálcio que é ingerido na alimentação. O cálcio entra na formação do osso e deixa o osso mais forte. Sem vitamina D e sem cálcio, os ossos não ficam bem formados na infância e, na vida adulta, podem perder massa, tornarem-se fracos e quebrarem com maior facilidade.

E não adianta manter uma boa quantidade de cálcio na alimentação se não houver quantidades adequadas de vitamina D. O cálcio é absorvido através da ação da vitamina D.

 

O que é a vitamina D?

Ela é uma vitamina que é guardada no tecido gorduroso do corpo. A vitamina D é produzida na pele através da exposição à luz do sol.

Ela é encontrada em poucos alimentos, a menos que haja suplementação no caso dos alimentos industrializados. Ela pode ser encontrada na gema do ovo e em alguns peixes gordurosos, como o salmão.

Não produzem quantidades suficientes de Vitamina D as pessoas que:

  • não se expõem ao sol ou que usam um bloqueador solar
  • têm a pele muito escura
  • tiverem mais de 50 anos, quando o corpo produz vitamina D e a utiliza de forma menos eficiente
  • tiverem alguma doença associada que possa interferir com a absorção de gorduras e de vitamina D, como algumas doenças digestivas
  • estiverem acima do peso, porque a vitamina D acaba ficando retida no tecido gorduroso e fica menos disponível para os outros tecidos do corpo

 

O que é o cálcio?

O cálcio é um mineral com muitas funções no nosso corpo. A maior parte do cálcio do nosso organismo fica estocada nos ossos e nos dentes, onde ajuda a manter suas estruturas. Ele é proveniente de alimentos ricos em cálcio que ingerimos.

Boas fontes de cálcio incluem:

  • leite e derivados (leite, queijo, iogurte)
  • produtos com suplementação de cálcio na fórmula (alimentos e bebidas acrescidos de cálcio)
  • alguns tipos de peixes
  • vegetais escuros (ex: brócolis)

Como a vitamina D, há suplementos vitamínicos que podem ser ingeridos para ajudar a aumentar a quantidade diária de cálcio.

Pode-se necessitar de maior ingestão de cálcio em algumas situações:

  • mulheres na pós menopausa
  • pessoas que ingerem pequena quantidade de leite e derivados
  • pessoas com algum problema digestivo que possa interferir com a absorção de cálcio

 

 

  Por que é importante manter os ossos saudáveis? Os ossos são partes vivas no nosso corpo, com células que estão trabalhando o tempo todo. Constantemente o osso está sendo destruído e formado novamente e este processo é mantido sob controle pelo nosso corpo para evitar que mais osso seja destruído do que formado. Nosso […]


  • Olá Sílvia como sempre é um artigo muito interessante. Como você pode perceber que a minha idade temos alguma preocupação em preservar os ossos fortes. A cada noite, beber uma preparação artesanal derivado do leite é chamado de Kefir e anexado um link para a wiki. Um abraço.
    https://es.wikipedia.org/wiki/K%C3%A9fir


%d blogueiros gostam disto:
DESIGN POR JESS