13.07.2016
“Still life with vegetables” de Bespruzhnaya Ludmila

“Still life with vegetables” de Bespruzhnaya Ludmila

 

Por que é importante ter uma alimentação saudável?

Porque comer os alimentos corretos ajuda a saúde agora e também ao longo da vida toda.

 

Quais alimentos são saudáveis?

  • Frutas e vegetais: ajudam a prevenir doenças cardíacas, derrame, alguns tipos de câncer. Eles devem ser ingeridos durante as principais refeições e nos lanches feitos nos intervalos das refeições.
  • Fibras alimentares: ajudam a prevenir doenças cardiovasculares; no caso de pessoas com diabetes, comer alimentos ricos em fibras ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Exemplos de alimentos ricos em fibras: vegetais, frutas, leguminosas, cereais.
  • Ácido fólico: muito importante para mulheres grávidas ou que desejem engravidar. É encontrado em folhas verdes, laranja, cereais.
  • Cálcio e vitamina D: bebês, crianças, adolescentes, adultos e idoso necessitam de cálcio e vitamina D para que os ossos se formem fortes e permaneçam fortes; esses nutrientes ajudam a evitar o raquitismo e a osteoporose.

 

E as gorduras?

Há tipos diferentes de gorduras; sendo que algumas são mais saudáveis do que outras para o nosso corpo.

Gorduras que fazem mal:

  • Gorduras trans: encontradas em margarinas, fast foods, etc.
  • Gorduras saturadas: encontradas nas carnes vermelhas, manteiga e vários tipos de queijos.

Essas gorduras podem elevar os níveis de colesterol e os riscos de doenças cardíacas.

Exemplos de gorduras saudáveis:

  • Gorduras monoinsaturadas
  • Gorduras poliinsaturadas

Ao cozinhar, procure usar óleos ricos em gorduras saudáveis, como azeite de oliva e óleo de canola.

 

E o álcool?

Ingerir pequenas quantidades de vinho tinto por dia pode reduzir os riscos de doença cardíaca. Mas deve-se sempre ter em mente que o álcool traz problemas sérios e graves para a saúde. Ele aumenta a chance de cirrose e outras doenças do fígado e de alguns tipos de câncer. Além de poder causar dependência.

 

Quantas calorias devem ser consumidas por dia?

A quantidade de calorias necessária para cada pessoa é variável, porque depende de muitos fatores, como peso, altura, sexo, idade e do quanto a pessoa é ativa ao longo do dia.

– Sílvia Souza

amor-perfeito

  Por que é importante ter uma alimentação saudável? Porque comer os alimentos corretos ajuda a saúde agora e também ao longo da vida toda.   Quais alimentos são saudáveis? Frutas e vegetais: ajudam a prevenir doenças cardíacas, derrame, alguns tipos de câncer. Eles devem ser ingeridos durante as principais refeições e nos lanches feitos […]


  • Olá Silvia, eu acho que é um artigo a considerar. Eu não sei qual é o óleo de canola. Pode ser traduzido óleo de semente, tipo de girassol? Quanto à ingestão de álcool não considero isso uma bebida natural e por causa dos problemas sociais causados não sei por que alguns médicos prescrevem um copo durante as refeições. Não há suco alternativa? Um beijo.

    • Olá, Carlos!
      Tudo bem?
      Na França, o óleo de canola é conhecido como huile de colza… talvez você conheça por algo semelhante.
      O vinho tinto conta com uma substância antioxidante da casca da uva chamada resveratrol, que parece ser o que tem o poder de reduzir os problemas cardiovasculares. Na dieta mediterrânea, um cálice de vinho (cerca de 150 ml) é incluído em uma refeição. Mas acho muito complicado um médico indicar bebida alcoólica. O suco concentrado de uva pode substituir o vinho, mas contém bastante açúcar.
      Beijo!

      • Olá Sílvia. muito obrigado, tudo correr bem, colza se eu conhecê-la, os campos com seus cursos oferecem uma cor amarela maravilhosa. O ponto é que, como eu não bebo álcool e eu não gosto do sabor doce, vou continuar a minha afeição por água. Eu tinha um irmão de minha esposa, que bebia muito e era agressivo com todos. Eu não acho que foi um bom exemplo para os jovens. Um beijo.

        • As plantações de colza realmente são muito bonitas! Eu me lembro da primeira vez em que as vi na França…
          O exagero do álcool é sempre um risco… muitas vezes, as pessoas não conseguem moderar o consumo e isso pode se tornar um problema. Eu gosto de vinho eventualmente.
          Beijo!


%d blogueiros gostam disto:
DESIGN POR JESS