4.07.2016

Cartas de amor a toda gente

 

Editora: Lumos

Primeira Publicação: 2014

ISBN13: 9788568379004

Sinopse: Quem já leu as crônicas de André J. Gomes na revista Bula sabe que seus textos são excepcionais. Se pegássemos os melhores e reuníssemos em uma única obra, o resultado seria um daqueles livros de leitura gostosa, contagiante, impossível de parar. Assim é “Cartas de amor a toda gente”, uma coletânea maravilhosa das melhores crônicas de André J. Gomes publicadas na revista Bula. Um livro leve, porém emocionante e intenso, repleto de histórias comoventes, com as quais conseguimos nos identificar. Uma obra verdadeiramente deliciosa de ler.

 

flrlines40

 

Conheci o trabalho do André J. Gomes através de suas publicações na Revista Bula. Foi uma paixão quase imediata por suas crônicas, de extrema sensibilidade. Ao longo dos últimos meses, percebi que não havia mais nenhuma crônica de sua autoria sendo publicada na Bula. Fui atrás dele nas mídias sociais.

Descobri sua página pessoal no Facebook e sua página como escritor. E percebi que ele tem publicado em outros sites e não mais na Bula. E foi nesse momento que descobri também que ele tinha alguns livros publicados. A maioria dos livros é dedicado ao público infantil. Mas há 2 livros que reúnem algumas de suas crônicas.

Comprei os dois em um sebo, porque não encontrei em nenhuma livraria. Este foi o primeiro que li.

Descobri um pouquinho sobre sua vida: “Jornalista de formação, publicitário de ofício, professor por desafio e escritor por amor à causa.” (http://www.contioutra.com/author/andre-j-gomes/#ixzz4DAi3P6QU). Ele é de Araraquara (interior de São Paulo), estudou na USP e mora em Sorocaba.

O livro reúne 22 crônicas. Tenho que confessar que não foram as melhores que li escritas por ele; para meu gosto pessoal, há muitas outras que mexeram mais comigo. De qualquer forma, vale muito a pena procurar pelo livro, em especial para aqueles que já conhecem sua escrita e gostam.

Das 22 crônicas desse livro, a que mais me agradou foi a última: “E afinal, você sabe de onde vem o amor?“.

Pois me conta um amigo querido que um dia uma criança sua conhecida, viajando no banco de trás do carro, pergunta à madrinha que dirige cuidadosa:

— Dinda! Você sabe de onde vem o amor?

— Não sei, não, meu querido. Tô tentando descobrir. Por quê? Você por acaso sabe?

— Eu sei! O amor vem do acreditamento…

(…)

Amar vem de acreditar. É lá, no lugar seguro onde impera a confiança, que se formam as primeiras possibilidades amorosas. Lá são geradas as populações de borboletas que esvoaçam incômodas no ventre dos apaixonados, as noites memoráveis de lua e conversa, os pássaros e sons que nascem com o dia.

Lá também, nos campos verdes da esperança, as paixões incendiárias refrescam seus ímpetos para aos poucos se transformar no amor que é entendimento, respeito, apreço, afeto e essas coisas que deixam a vida mais leve.

Como a criança e seu olhar generoso sobre a vida, quem acredita no amor não tem medo dos sentimentos ruins que o envolvem e o contradizem. A escassez do nosso tempo, o desespero superficial de suas causas, a pressão raivosa dos incompreendidos, a mágoa dos abandonados, a angústia dos perseguidos, o medo dos condenados.

(…)

Nos vales onde vivem todos os que acreditam, os caminhos são pavimentados de lembranças. Alegrias furtivas, casamentos inesquecíveis, tardes à beira de um lago de prata, risos, choros, descobertas, reencontros, grandes alívios, almoços de domingo e elas, as primeiras vezes, as tantas primeiras vezes de tudo na vida.

(…)

E fica esse exemplo da delicadeza das palavras de André J. Gomes.

– Sílvia Souza

Sonnenblume_02_KMJ

  Editora: Lumos Primeira Publicação: 2014 ISBN13: 9788568379004 Sinopse: Quem já leu as crônicas de André J. Gomes na revista Bula sabe que seus textos são excepcionais. Se pegássemos os melhores e reuníssemos em uma única obra, o resultado seria um daqueles livros de leitura gostosa, contagiante, impossível de parar. Assim é “Cartas de amor a toda gente”, uma […]


Comentários desativados em Livro “Cartas de amor a toda gente” de André J. Gomes

Nenhum comentário em “Livro “Cartas de amor a toda gente” de André J. Gomes”



%d blogueiros gostam disto:
DESIGN POR JESS