17.04.2016

13412359

 

Eu tenho minha fixação particular por tudo o que envolve a Segunda Guerra. Costumo assistir a todos os filmes que saem a respeito.

O filme “Desejo e Reparação” (“Atonement” de 2007) não foi diferente. E ainda tinha o grande atrativo de incluir atores de que gosto muito: James McAvoy e Keira Knightley

 

 

O filme é absolutamente arrebatador. Mostra uma história de amor praticamente impossível, interrompida pela guerra e pelas mentiras da irmã mais nova (papel da jovem Saoirse Ronan). Não é uma história feliz e deixa-nos um pouco inconformados com todos os percalços pelos quais eles passam; as dificuldades, sofrimentos, superações. Posso afirmar que foi um dos filmes mais tocantes a que assisti.

A leitura da obra foi posterior. Aconteceu quando eu participava de um Clube de Leitura, cerca de 4 anos após o filme. Na verdade, eu nem mesmo sabia que havia um livro que tivesse dado origem ao filme.

Embora o livro seja tão emocionante quanto o filme, atrevo-me a dizer que esse é um dos raros casos em que gostei mais da adaptação para as telas do que da história contada no texto. O filme foi bastante fiel à história e os atores deram vida e emoção reais aos personagens.

Mas talvez a parte que mais incomode na leitura seja o sucesso que a pequena Briony Tallis (a irmã caçula) alcança enquanto escritora e certa redenção e o perdão que ela parece oferecer a si mesma pelos erros do passado. Ela é a narradora da história e está a caminho de receber um prêmio literário. Além disso, evolui, no fim dos seus dias, com um quadro demencial que está fazendo com que se esqueça das coisas. Mas antes do total esquecimento, resolve contar a história de amor que a irmã viveu e que ela atrapalhou com várias mentiras por causa de erros de percepção de quando era jovem. E narra a história quase como um pedido de desculpas, um desejo profundo de se libertar da culpa que a perseguiu por toda a vida.

O livro é também uma obra maravilhosa. Mas o filme é absolutamente extasiante e imperdível.

A quem puder, recomendo os dois.

– Sílvia Souza

Sonnenblume_02_KMJ 

  Eu tenho minha fixação particular por tudo o que envolve a Segunda Guerra. Costumo assistir a todos os filmes que saem a respeito. O filme “Desejo e Reparação” (“Atonement” de 2007) não foi diferente. E ainda tinha o grande atrativo de incluir atores de que gosto muito: James McAvoy e Keira Knightley.      O filme é […]


  • Eu não costumo assistir filmes, além daqueles que exigem uma tela grande para desfrutar de fotografia. Eu acho que há algumas adaptações que vão além do romance original. Eu estou contente que ele achou interessante. Hoje eu aprender uma nova palavra: “Perdão” a liberação de ressentimento e raiva. Paixões que fornecem pouca ajuda para ser feliz. Muito obrigado. Das barbaridades da Segunda Guerra Mundial, acho que causados dezenas de milhões de vítimas inocentes e os assassinos reduzir a vida humana à categoria de produto comercial.

    • Eu gosto muito de filmes; há produções excelentes. O próprio cinema espanhol é maravilhoso.
      Quanto à Segunda Guerra, foi algo devastador; acho que minha busca ainda é por tentar compreender esse momento triste da história mundial. Tenho receio que estejamos caminhando para outra época de confrontos e intolerância.
      Abraço!

      • Dois livros me ajudaram a entender alguma coisa sobre o funcionamento da sociedade moderna. A estrutura social de Julian Marias e Os movimentos sociais de Charles Tilly. Se você estivera interessada nesse caso eu recomendo. A Primeira Guerra Mundial na Europa e no histórico de trabalho anterior que eu realmente gostei foi o Danúbio, Claude Magris. Uma saudação.

  • Virginia Leite

    Ótimo post !

    • Obrigada, Virginia!
      Um beijo grande e um ótimo dia!

      • Virginia Leite

        Disponha ! Uma linda noite de quinta !

  • Darlene Regina

    Também gosto muito de livros e filmes que retratam a segunda guerra! E sua resenha me inspirou a colocar o livro e o filme na minha lista! Abraços!

    • Os dois são maravilhosos! Mas confesso que os desempenhos da Keira Knightley e do James McAvoy estão espetaculares!


%d blogueiros gostam disto:
DESIGN POR JESS