9.04.2016
Maison de Victor Hugo, Place de Voges, Paris, France http://maisonsvictorhugo.paris.fr/fr

Maison de Victor Hugo, Place de Vosges, Paris, France
http://maisonsvictorhugo.paris.fr/fr

 

Não há dúvidas de que ler é uma das minhas paixões. E, da mesma forma que um fã deseja saber tudo sobre a vida de um ídolo (ator ou cantor), meus ídolos são os escritores, pessoas capazes de contar histórias com maestria, dar vida a personagens imaginários, eternizar palavras e frases.

Tenho curiosidade de saber como eles vivem (ou viveram), onde moram (ou moraram) e todos os outros detalhes e eventos. Adoro quando algum escritor faz algum livro autobiográfico, conta um pouco sobre sua história e, com isso, permite aos leitores conhecerem mais através de suas próprias palavras. Sinto quase como se ele estivesse confidenciando sua vida comigo; dessa forma, sinto-me próxima, quase uma amiga.

Outra forma que me permite entrar um pouquinho nessa intimidade dos meus ídolos é ter a chance de conhecer a casa onde nasceram ou viveram. É algo incrível! Parece que estou saindo da minha vida e entrando na vida de outra pessoa, voltando no tempo na maioria das vezes.

Infelizmente, foram poucas as casas de escritores que eu tive o prazer de visitar. Espero ter a chance de outras visitas literárias ao longo dos anos que me restam.

 

1. Maison de Victor Hugo na Place de Vosges em Paris, França

Maison Victor Hugo, Paris, France

Maison Victor Hugo, Paris, France

A primeira residência que tive o prazer de visitar foi a casa de Victor Hugo em Paris. Foi durante minha primeira visita a Paris em 2003. A casa fica situada em uma praça linda, a Place de Vosges. A visitação é gratuita e a casa, transformada em museu, está decorada com a mobília da época, os retratos de Victor Hugo, esposa e filhos, documentos, pinturas e objetos de decoração.

 

2. Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, Portugal

Casa Fernando Pessoa, Lisboa, Portugal

Casa Fernando Pessoa, Lisboa, Portugal

Já contei em outra ocasião que passei meu aniversário em 2013 visitando a Casa Fernando Pessoa em Lisboa. Esta é a casa onde Fernando Pessoa morou nos últimos 15 anos da sua vida (1920-35), em Campo de Ourique, em Lisboa. Transformou-se em uma casa de cultura e museu, podendo-se visitar o quarto do poeta, documentos com seus escritos, objetos pessoais como a máquina de escrever, os óculos e blocos de apontamentos. A visita custa 4€ e vale muito à pena.

Em Lisboa, há passeios específicos que percorrem os principais endereços frequentados por Fernando Pessoa ou que fizeram parte da sua história.

 

3. Casa onde nasceu Almeida Garrett, Porto, Portugal

Casa de Almeida Garrett, Porto, Portugal

Casa de Almeida Garrett, Porto, Portugal

Não entrei na casa. Mas o fato único de passar em frente a um prédio que guarda em si uma história relacionada a um grande escritor já é, por si só, algo emocionante (ao menos para mim).

 

4. Maison de Honoré de Balzac, Paris, França

Maison de Balzac, Paris, França

Maison de Balzac, Paris, França

A casa onde Balzac morou também foi transformada em museu. A entrada é gratuita e conserva muitos objetos do escritor que descrevia com maestria os hábitos e costumes da sociedade da época.

 

5. Casa de Anne Frank, Amsterdã, Holanda

Anne Frank House, Amsterdã, Holanda

Anne Frank House, Amsterdã, Holanda

Embora não seja apenas a casa de uma escritora, o Diário de Anne Frank está eternizado como uma descrição da Segunda Guerra feita por uma adolescente de 13 anos. O diário foi inteiramente escrito na casa, onde a família de Anne Frank ficou escondida durante a maior parte da guerra, até que alguém denunciou o esconderijo e eles foram enviados a campos de concentração. O único sobrevivente foi o pai de Anne.

Foi um dos passeios mais incríveis em Amsterdã, especialmente porque sou completamente fascinada por história e grande curiosa da Segunda Guerra.

 

Projetos Futuros

Adoro viajar e ainda gostaria de visitar muitos lugares, o que poderia incluir visitar a casa de outros escritores, pintores, artistas…

Mas acho que, dentre todos, meu projeto mais desejado seria conhecer Lima, Arequipa e outras regiões do Peru, país intensamente descrito por Mario Vargas Llosa. Seus livros são repletos da história peruana, diferenças sociais, problemas, belezas, bebidas e comidas típicas. Adoraria conhecer o bairro de Miraflores em Lima, onde ele passou a maior parte de sua mocidade.

olim_1366x570_exterior05

 

– Sílvia Souza

Sonnenblume_02_KMJ

  Não há dúvidas de que ler é uma das minhas paixões. E, da mesma forma que um fã deseja saber tudo sobre a vida de um ídolo (ator ou cantor), meus ídolos são os escritores, pessoas capazes de contar histórias com maestria, dar vida a personagens imaginários, eternizar palavras e frases. Tenho curiosidade de […]


Comentários desativados em Meus passeios literários

Nenhum comentário em “Meus passeios literários”



%d blogueiros gostam disto:
DESIGN POR JESS