Now reading

10 vantagens de ser uma Pessoa Altamente Sensível (PAS)

10 vantagens de ser uma Pessoa Altamente Sensível (PAS)
10 vantagens de ser uma Pessoa Altamente Sensível (PAS)

Escrevi algumas vezes sobre ser uma Pessoa Altamente Sensível (Uma Pessoa Altamente Sensível, Mãe, mulher e pessoa altamente sensível). Descobri essa característica da minha personalidade há quase um ano e essa descoberta foi de grande ajuda para que eu passasse a aceitar melhor meu jeito de ser. Percebi que eu passara mais de 40 anos da minha vida tentando me adaptar aos padrões sociais bem aceitos, onde a extroversão e a firmeza para lidar com as adversidades são considerados necessários para uma adaptação adequada.

Mas é frustrante tentar se modificar para caber em uma forma pré-estabelecida, já que é algo impossível! Sempre restarão partezinhas que não encaixarão completamente. E a insatisfação será inevitável.

Por isso, foi tão importante perceber que minha sensibilidade não era algo errado. Era apenas meu jeito de ser. E há várias vantagens que a acompanham.

  1. Temos uma melhor noção do que está acontecendo e a percepção de quais as atitudes a tomar em determinadas circunstâncias, por sermos mais intuitivos.
  2. Somos pessoas mais criativas. Entretanto, as PAS podem perder a confiança em si mesmas devido a experiências prévias em que tenham sido muito criticadas; nesses casos, a criatividade pode ter sido suprimida.
  3. Conscienciosidade. Tendemos a ser conscienciosos de forma automática, porque pensamos muito sobre as consequências das nossas ações (ou da nossa inação), refletimos e aprendemos com os nossos erros. Temos uma tendência de levar muito a sério as críticas, o que nos faz mudar nossa atitude; em razão disso, é comum escutarmos comentários do tipo: “você leva tudo a ferro e fogo” ou “você leva tudo para o lado pessoal”.
  4. De forma geral, tendemos a ser compassivos e empáticos. Podemos ter facilidade para perceber pistas emocionais nas outras pessoas. Como somos muito emotivos, fica mais fácil perceber o que está acontecendo com as outras pessoas e quais as suas necessidades. Há uma tendência a maior gentileza na forma de se comunicar, porque agimos da forma como gostaríamos que agissem conosco.
  5. Temos facilidade para perceber todos os tipos de comunicação não verbal.
  6. Somos mais emocionais e processamos tudo mais profundamente; não apenas as emoções negativas, mas também amor, alegria, orgulho, admiração, e todas as outras emoções positivas.
  7. Da mesma forma que acabamos nos afetando intensamente por emoções negativas, quando a tormenta passa, tendemos a sentir mais profundamente os momentos de bem estar que acompanham as fases de calma e tranquilidade.
  8. Somos capazes de nos concentrar profundamente.
  9. Ao tomar uma decisão, pensamos mais profundamente sobre os eventos relacionados que aconteceram no passado e consideramos inúmeras consequências futuras de nossas ações ou escolhas.
  10. Somos apaixonados e intensos.

O termo Pessoa Altamente Sensível (PAS) ganha, muitas vezes, uma conotação negativa. Acredito que temos que enfatizar nossas qualidades. Já temos essa enorme tendência de sofrer excessivamente por nós mesmos, pelas outras pessoas e pelo mundo; que possamos, em contrapartida, ver que isso também nos torna pessoas importantes para a sociedade e para as outras pessoas.

O que não devemos, de forma alguma, é negar o que somos, porque estaremos sempre deslocados em qualquer grupo que tentemos integrar.

– Sílvia Souza

Written by

4 Comments

Instagram
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza
  • #honorédebalzac #citações #trechosliterarios #amulherdetrintaanos #reflexõesdesilviasouza
  • #edmundburke #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #rubemalves #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #pearlbuck #citações #reflexõesdesilviasouza